IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Gênero neutro? Por que o Cabeça de Batata perdeu o 'senhor' do nome

O icônico boneco Senhor Cabeça de Batata - Hasbro
O icônico boneco Senhor Cabeça de Batata Imagem: Hasbro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/02/2021 13h17

Em um esforço para promover inclusão, o icônico Senhor Cabeça de Batata agora é de gênero neutro.

A marca norte-americana Hasbro, dona do brinquedo, anunciou ontem a mudança para "refletir melhor os tempos atuais". O boneco perdeu o título de "Senhor" em prol da modernização.

O anúncio da Hasbro afirmou que vai lançar um novo conjunto de brinquedos sem o título de "Senhor" e "Senhora" Cabeça de Batata, permitindo às crianças que criem suas próprias famílias com personagens do gênero que quiserem.

"Cabeça de Batata tem possibilitado a criatividade infinita das crianças há quase 70 anos e vai continuar", afirmou a Hasbro.

"As possibilidades de nossas crianças criarem suas próprias famílias são agora infinitas, misturando e usando todas as peças", disse o comunicado.

No entanto, após alguns fãs ficarem confusos, a marca anunciou no Twitter que "o Senhor e a Senhora Cabeças de Batata não vão a lugar nenhum", dando a entender que o novo brinquedo sem gênero será lançado, mas os atuais não sairão de linha.

O brinquedo foi lançado há 70 anos, quando as crianças ainda espetavam os óculos e narizes em batatas de verdade.

Nos anos recentes, marcas como a Barbie também tentaram fazer adaptações no sentido de se tornarem mais inclusivas.

A organização americana GLAAD, que defende direitos LBGTQIA+, comemorou a novidade, afirmando que a mudança é parte de um grande movimento em direção à diversidade e inclusão de brinquedos e mídia voltados às crianças.

Em entrevista à Associated Press, o porta-voz da GLAAD afirmou que a "Hasbro está ajudando as crianças a simplesmente ver brinquedos como brinquedos, encorajando-os a serem autênticos sem as pressões da normatividade de gênero".