Gênero neutro? Por que o Cabeça de Batata perdeu o 'senhor' do nome
Em um esforço para promover inclusão, o icônico Senhor Cabeça de Batata agora é de gênero neutro.
A marca norte-americana Hasbro, dona do brinquedo, anunciou ontem a mudança para "refletir melhor os tempos atuais". O boneco perdeu o título de "Senhor" em prol da modernização.
O anúncio da Hasbro afirmou que vai lançar um novo conjunto de brinquedos sem o título de "Senhor" e "Senhora" Cabeça de Batata, permitindo às crianças que criem suas próprias famílias com personagens do gênero que quiserem.
"Cabeça de Batata tem possibilitado a criatividade infinita das crianças há quase 70 anos e vai continuar", afirmou a Hasbro.
"As possibilidades de nossas crianças criarem suas próprias famílias são agora infinitas, misturando e usando todas as peças", disse o comunicado.
No entanto, após alguns fãs ficarem confusos, a marca anunciou no Twitter que "o Senhor e a Senhora Cabeças de Batata não vão a lugar nenhum", dando a entender que o novo brinquedo sem gênero será lançado, mas os atuais não sairão de linha.
O brinquedo foi lançado há 70 anos, quando as crianças ainda espetavam os óculos e narizes em batatas de verdade.
Nos anos recentes, marcas como a Barbie também tentaram fazer adaptações no sentido de se tornarem mais inclusivas.
A organização americana GLAAD, que defende direitos LBGTQIA+, comemorou a novidade, afirmando que a mudança é parte de um grande movimento em direção à diversidade e inclusão de brinquedos e mídia voltados às crianças.
Em entrevista à Associated Press, o porta-voz da GLAAD afirmou que a "Hasbro está ajudando as crianças a simplesmente ver brinquedos como brinquedos, encorajando-os a serem autênticos sem as pressões da normatividade de gênero".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.