IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Prorrogada até maio suspensão de prova de vida para servidor aposentado

Governo federal prorrogou até o dia 31 de maio a suspensão da prova de vida para servidores aposentados - Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Governo federal prorrogou até o dia 31 de maio a suspensão da prova de vida para servidores aposentados Imagem: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

16/03/2021 09h16

O governo federal prorrogou até o dia 31 de maio a suspensão da prova de vida para servidores aposentados. A medida deve-se à pandemia do coronavírus e foi publicada hoje no DOU (Diário Oficial da União). A necessidade de comprovação nas agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estava suspensa até este mês.

O procedimento anual é obrigatório para que os segurados do INSS não tenham o benefício bloqueado. Desde março de 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a realização da prova de vida de forma presencial foi suspensa e sua retomada vem sendo prorrogada desde então.

De acordo com a portaria publicada hoje, encerrado o período da suspensão, "o beneficiário a quem tiver sido deferido o restabelecimento excepcional deverá realizar a comprovação de vida para continuidade do pagamento de proventos e pensões e recebimento de eventuais retroativos".

O órgão central do SIPEC (Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal) estabelecerá o cronograma para a realização da comprovação de vida.

O restabelecimento do pagamento obedecerá ao cronograma mensal da folha de pagamento e perdurará enquanto o prazo de suspensão estiver vigente. O beneficiário será informado por email de que seu pedido foi aceito.

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro. O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.