IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Usuários poderão integrar lista de contato do celular ao Pix

Segundo o Banco Central, a mudança tem o objetivo de facilitar a identificação dos que cadastraram número de celular como chave Pix - TIAGO CALDAS/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Segundo o Banco Central, a mudança tem o objetivo de facilitar a identificação dos que cadastraram número de celular como chave Pix Imagem: TIAGO CALDAS/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

18/03/2021 19h31

O Banco Central alterou hoje o regulamento do Pix para incluir a possibilidade de integração entre a lista de contato do celular e o sistema de transferência bancária. A modificação ficará a cargo dos bancos, que devem incluir a possibilidade em seus aplicativos.

Segundo o Banco Central, a mudança tem o objetivo de facilitar a identificação daqueles que cadastraram o número de celular como chave Pix. Dessa forma, o pagamento pode ser ainda mais simples.

A decisão de hoje também autoriza que os usuários da funcionalidade solicitem alteração das informações pessoais, caso haja alguma mudança. Essa novidade evita que as pessoas precisem excluir e registrar novamente uma chave.

Isso beneficia aqueles que trocam de nome por casamento, por exemplo, ou que alteram o nome fantasia de uma empresa. A mudança inclui ainda aqueles que passam a usar nomes sociais diferentes dos registrados na certidão de nascimento.

Além disso, a resolução de hoje proíbe as instituições financeiras de estabelecer um número limite de transações Pix, seja para o envio ou recebimento de valores. De acordo com o Banco Central, "essa vedação é necessária para garantir condições competitivas equânimes entre diferentes instrumentos de pagamento."

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro.

O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.