IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Veja recomendações para evitar dores no home office

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

21/03/2021 04h00

A quarentena prolongada e o home office acenderam um alerta na Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). O presidente da entidade, Alexandre Fogaça, afirma que o atendimento de pacientes com queixas de dores nas regiões cervical, dorsal e lombar (no pescoço e nas costas), aumentou significativamente no período de pandemia.

Entre as causas, segundo ele, estão o estresse causado pela covid-19, a interrupção de atividades físicas, a ausência de um ambiente ergonômico, ou seja, adequado para o trabalho, e a realização de afazeres domésticos que antes não eram realizados com frequência.

Veja dicas para não sentir dores

Para preservar o corpo, o médico alerta que é importante adaptar a casa para o trabalho remoto. Veja as dicas:

  • Mesa e cadeira adaptadas, de modo que a pessoa fique sentada, com o quadril em 90 graus e pés apoiados;
  • Tela do computador na altura dos olhos;
  • Teclado e mouse na altura do cotovelo dobrado;
  • Faça intervalos a cada 1h30;
  • Alongue-se;
  • Não exceda o turno de trabalho.

Os sinais de alerta de que algo não vai bem, segundo Fogaça, são dores que duram semanas seguidas ou que ocorrem no momento de repouso, à noite.

Ele diz que a maioria dos casos é tratada com reabilitação, como fisioterapia e RPG.

Casos mais graves, de menor incidência, como pacientes que desenvolvem hérnia de disco. podem ser encaminhados para cirurgia em último caso. A recomendação é sempre procurar um especialista.

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro.

O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.