PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Bancos vão abrir no feriadão antecipado de SP? Posso pagar contas depois?

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

25/03/2021 04h00

Mesmo com o superferiado antecipado de 10 dias em São Paulo (SP), que começa na sexta-feira (26/3) e vai até 4 de abril, as agências de bancos vão abrir. Mas a orientação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) é dar prioridade para o atendimento virtual. Apenas casos considerados "extremos" serão atendidos presencialmente, após triagem nas agências.

Os bancos recomendam que os clientes concentrem ao máximo as atividades bancárias pelos aplicativos de celulares e internet banking, além dos caixas de autoatendimento e caixas 24 horas.

Porém, a entidade que reúne as agências diz que haverá atendimento presencial em "caráter excepcional".

"Haverá, em caráter excepcional, atendimento presencial e contingenciado, em especial para os casos de recebimento de benefícios sociais, pagamento de salários, aposentadorias e pensões àqueles que não têm acesso a canais digitais ou remotos", afirma a Febraban em nota.

Isso significa que, na capital paulista, que terá cinco feriados adiantados a partir desta sexta-feira, o atendimento será preferencialmente por vias digitais.

A recomendação para que os usuários não procurem as agências físicas faz parte da proposta da Febraban para reduzir a circulação de pessoas nos locais e evitar a contaminação pelo coronavírus.

Tire as principais dúvidas sobre o funcionamento dos bancos no feriado em SP

As agências de São Paulo vão abrir?

Em quase todo estado, sim. Porém, com atendimento reduzido e específico para pessoas que não tem acesso a canais digitais ou remotos. É importante ressaltar que o "super feriado" de 10 dias está restrito apenas à capital paulista. Mas há exceções, como São José do Rio Preto, Santos e outros municípios da Baixada Santista (formada por outras oito cidades), que estão em lockdown. Nesses municípios, os atendimentos bancários foram restritos, e apenas os terminais de autoatendimento podem funcionar.

Quais serviços poderão ser feitos?

Segundo a Febraban, recebimentos de benefícios sociais, pagamentos de salários, aposentadorias e pensões poderão ser realizados presencialmente, após uma triagem realizada pela equipe da agência.

As contas que vencem no período podem ser pagas depois?

Não. Os bancos não podem alterar as datas pois observam as condições contratuais com os emissores dos boletos e normas do Banco Central, que prevê um calendário de feriados no começo do ano.

Como pagar as contas que vencem durante o "superferiado"?

A orientação dos bancos é que as contas sejam pagas pelos aplicativos de celular ou caixas eletrônicos, sem necessidade de deslocamento às agências físicas. Alguns pagamentos, como água, luz e gás, podem ser feitos em estabelecimentos conveniados, como farmácias e supermercados.

Transferências e PIX estarão normais?

Sim. Não haverá nenhuma alteração nas transações bancárias realizadas pelos canais digitais e caixas eletrônicos.

E se eu precisar procurar uma agência?

A recomendação é que você entre em contato com a Central de Atendimento do seu banco e tente resolver o problema por telefone ou internet. O próprio serviço de apoio ao cliente dará orientações sobre como proceder caso o problema não possa ser resolvido dessa forma.

Preciso receber um benefício e isso só é feito presencialmente. Posso ir ao banco?

Sim. De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos, o atendimento para casos assim está garantido. Ao chegar na agência, você passará por uma triagem com a equipe, que vai avaliar seu caso e dar sequência à solicitação.

PUBLICIDADE
Errata: o texto foi atualizado
A matéria informava que Ribeirão Preto está em lockdown. A cidade está, desde o dia 22 de março, em fase vermelha. A informação foi corrigida.