PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

Imposto de Renda 2021: Mais de 10 milhões de declarações já foram entregues

O sistema de recepção de declarações funciona 20 horas por dia, estando indisponível entre uma e cinco horas da manhã - Arte/UOL
O sistema de recepção de declarações funciona 20 horas por dia, estando indisponível entre uma e cinco horas da manhã Imagem: Arte/UOL

Colaboração para o UOL

05/04/2021 15h13

A Receita Federal recebeu, até às 11h desta segunda-feira (5), 10.580.505 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021, ano-base 2020, sendo 37.302 entregues com certificado digital.

O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia, estando indisponível entre uma e cinco horas da manhã. No site do órgão, há informações completas sobre como preencher corretamente o documento, além das regras sobre o que pode ser utilizado como deduções.

O contribuinte deve ficar atento ao prazo de entrega, pois, na falta da declaração, pode ter multa.

Atendimento presencial suspenso

A Receita Federal suspendeu o plantão presencial por causa da pandemia de Coronavírus. A orientação para os contribuintes é consultar a página Meu Imposto de Renda, elaborada pela própria Receita para esclarecer as dúvidas mais comuns de preenchimento.

Casos simples também podem ser resolvidos após consulta ao menu "Ajuda" disponível no programa de preenchimento do IR 2021. Para casos mais complicados vale a pena baixar o "Perguntão", um documento com mais de 700 dúvidas respondidas detalhadamente. Se ainda assim a dúvida não for solucionada, o caminho é procurar o serviço "Fale Conosco" da Receita ou o plantão virtual de faculdades.

Peça ajuda aos universitários

O contribuinte que está com dificuldades no preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2021 pode contar com a ajuda gratuita de estudantes e professores do curso de Ciências Contábeis de diversas faculdades do país. Em tempos de pandemia, as instituições de ensino e a própria Receita Federal foram obrigadas a abrir mão do atendimento presencial.

A saída foi oferecer os plantões virtuais, respondendo a perguntas por e-mail e, em alguns casos, agendando videoconferências com o contribuinte para esclarecer dúvidas e orientar o preenchimento do IR 2021.

É importante que na hora do atendimento virtual você tenha em mãos os documentos necessários ao preenchimento da declaração, como informes de rendimentos e comprovantes de despesas médicas e com educação. Se você fez declaração de Imposto de Renda em 2020, tenha uma cópia dela também.

Veja a lista de instituições de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais que estão atendendo os contribuintes por e-mail ou videoconferência.

PUBLICIDADE