Mesmo com Pix, é preciso esperar um mês para transferir auxílio emergencial
A primeira parcela do auxílio emergencial 2021 será depositada nas poupanças digitais da Caixa a todos os beneficiários até 30 de abril, conforme o mês de aniversário, mas transferências via Pix, DOC ou TED ficarão disponíveis somente a partir de maio.
Assim como no ano passado, a Caixa adotou calendários divididos em duas etapas. Primeiro, o dinheiro fica disponível no aplicativo Caixa Tem para pagamentos de boletos, compras utilizando o cartão de débito virtual e compras via QR Code nas maquininhas. Só na segunda fase, aproximadamente um mês após o depósito, é que o saldo fica disponível para saques e transferências (incluindo o Pix).
A regra não vale para quem é do Bolsa Família e tem direito ao auxílio emergencial. Essas pessoas recebem no Caixa Tem o benefício que for mais vantajoso (Bolsa Família ou auxílio emergencial) e podem sacar ou transferir o dinheiro na mesma data. O cronograma também é diferente: segue conforme o dígito final do NIS (Número de Identificação Social).
Veja a seguir os calendários das quatro parcelas do auxílio emergencial 2021.
Caixa diz que medida evita aglomerações
Segundo a Caixa, o bloqueio de saques e transferências por cerca de um mês após o depósito no app tem o objetivo de "evitar o contato físico e aglomerações no atual cenário de pandemia".
Cadastro da chave Pix no Caixa Tem
Para transferir o auxílio emergencial por Pix é necessário cadastrar uma chave no aplicativo Caixa Tem. Essa etapa pode ser feita a qualquer momento, mas a transferência só será autorizada quando chegar a data de saque da parcela.
A chave pode ser seu CPF, seu email, seu celular ou um número aleatório gerado pelo sistema. Para criá-la, basta acessar a opção "Pix" disponível no menu principal do aplicativo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.