IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mais de 16 milhões de brasileiros não têm conta bancária, mostra pesquisa

Luciana Cavalcante

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/04/2021 17h56

Mesmo com a digitalização do mercado financeiro, acelerada pela pandemia do novo coronavírus e pela necessidade de recebimento de benefícios assistenciais, 16,3 milhões de brasileiros não possuem conta bancária. Os dados estão em recente pesquisa do Instituto Locomotiva.

O estudo aponta que a maioria dos não bancarizados mora em municípios do interior, é mulher, jovem, com idades entre 18 e 29 anos, e das classes D e E. Os não bancarizados, ainda, são menos escolarizados —cursaram apenas o ensino fundamental.

Sem interesse pelo serviço

Para 44% deles não há interesse ou necessidade do serviço, enquanto 40% afirmaram não ter renda e/ou estão negativados no serviço de proteção ao crédito. Uma parcela menor, de 7%, não pretende abrir uma conta; 5% diz que não foi aceito por essas instituições, e apenas 1% diz não confiar nos bancos. Apesar disso, 39% já teve uma conta e 69% gostaria de ter.

Tanto quem tem conta em banco, como quem não tem, admite que guardar dinheiro na instituição financeira é mais seguro. Entre os não bancarizados, essa porcentagem é de 56%, sendo que 37% citou bancos e 19%, poupança. Já entre os bancarizados, o percentual de quem admite guardar dinheiro em instituição financeira saltou para 85%.

A pesquisa, feita por telefone, ouviu 1500 pessoas, entre homens e mulheres, com 18 anos ou mais, em todas as regiões do Brasil, entre os dias 12 e 19 de janeiro de 2021.