Evento global da ONU discute iniciativas contra estereótipos na publicidade
A ONU Mulheres promove na próxima terça-feira (25) e quarta-feira (26) a edição 2021 do encontro global do movimento Aliança Sem Estereótipos. Com mais de 20 painéis, o fórum pretende compartilhar aprendizados, ferramentas e estratégias que promovam iniciativas de diversidade, equidade e inclusão na publicidade por todo o mundo.
Fundada em 2017, a Aliança Sem Estereótipos é uma plataforma global, criada pela ONU, que busca erradicar estereótipos nocivos de gênero e raça dentro da indústria da comunicação e do marketing. O Brasil possui um "capítulo" próprio desde 2019.
O evento terá dois debates promovidos pela seção brasileira da organização. Participarão do encontro nomes como Ana Paula Duarte (diretora de marca da Unilever), Sarah Buchwitz (vice-presidente de marketing da Mastercard), Andrea Alvares (vice-presidente de marca, inovação, internacionalização e sustentabilidade da Natura), Djamila Ribeiro (filósofa e escritora) e Taís Araújo (atriz e apresentadora de TV).
"A ideia é trabalhar para engajar diferentes parceiros nessa visão de igualdade. Sabemos que as ações via políticas públicas não são suficientes. Precisamos, então, dar visibilidade para estes temas: identificar, questionar e desconstruir representações sociais de pré-conceitos", afirma Ana Carolina Querino, especialista de programas da ONU Mulheres no Brasil.
"Precisamos usar o poder da publicidade para ajudar a mudar os estereótipos, de forma que os preconceitos não se transformem em discriminação. Essas alianças, hoje, são mais do que estratégicas, diz. "Olhamos ações internas de comprometimento, de conscientização e engajamento de cada uma das empresas. Atuamos com treinamentos e auxiliamos as empresas a implementarem planos de ação que promovam a diversidade."
Atualmente, são signatários do escritório brasileiro da iniciativa Bradesco, Mastercard, Unilever, GPA (Grupo Pão de Açúcar), Grupo Boticário, Avon, a agência Heads e os grupos de comunicação IPG MediaBrands e WPP. Participam também entidades de classe, como a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), o IAB Brasil (seção brasileira do Interactive Advertising Bureau) e a Rede Mulher Empreendedora.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.