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Evento global da ONU discute iniciativas contra estereótipos na publicidade

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Imagem: Reprodução

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/05/2021 14h56Atualizada em 24/05/2021 14h46

A ONU Mulheres promove na próxima terça-feira (25) e quarta-feira (26) a edição 2021 do encontro global do movimento Aliança Sem Estereótipos. Com mais de 20 painéis, o fórum pretende compartilhar aprendizados, ferramentas e estratégias que promovam iniciativas de diversidade, equidade e inclusão na publicidade por todo o mundo.

Fundada em 2017, a Aliança Sem Estereótipos é uma plataforma global, criada pela ONU, que busca erradicar estereótipos nocivos de gênero e raça dentro da indústria da comunicação e do marketing. O Brasil possui um "capítulo" próprio desde 2019.

O evento terá dois debates promovidos pela seção brasileira da organização. Participarão do encontro nomes como Ana Paula Duarte (diretora de marca da Unilever), Sarah Buchwitz (vice-presidente de marketing da Mastercard), Andrea Alvares (vice-presidente de marca, inovação, internacionalização e sustentabilidade da Natura), Djamila Ribeiro (filósofa e escritora) e Taís Araújo (atriz e apresentadora de TV).

"A ideia é trabalhar para engajar diferentes parceiros nessa visão de igualdade. Sabemos que as ações via políticas públicas não são suficientes. Precisamos, então, dar visibilidade para estes temas: identificar, questionar e desconstruir representações sociais de pré-conceitos", afirma Ana Carolina Querino, especialista de programas da ONU Mulheres no Brasil.

"Precisamos usar o poder da publicidade para ajudar a mudar os estereótipos, de forma que os preconceitos não se transformem em discriminação. Essas alianças, hoje, são mais do que estratégicas, diz. "Olhamos ações internas de comprometimento, de conscientização e engajamento de cada uma das empresas. Atuamos com treinamentos e auxiliamos as empresas a implementarem planos de ação que promovam a diversidade."

Atualmente, são signatários do escritório brasileiro da iniciativa Bradesco, Mastercard, Unilever, GPA (Grupo Pão de Açúcar), Grupo Boticário, Avon, a agência Heads e os grupos de comunicação IPG MediaBrands e WPP. Participam também entidades de classe, como a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), o IAB Brasil (seção brasileira do Interactive Advertising Bureau) e a Rede Mulher Empreendedora.