Empresas brasileiras gastam 1.493 horas por ano para pagar impostos
Empresas brasileiras gastam em média 1.493 horas com pagamento de impostos. A informação é do relatório Doing Business Subnacional 2021, do Banco Mundial.
O resultado dos dados coletados até o dia 1º de setembro pela entidade coloca o Brasil em primeiro lugar entre os países analisados no quesito tempo para preparar, declarar e pagar impostos.
O Doing Business é um relatório recorrente do Banco Mundial que pode ser mundial ou nacional. Ele analisa o ambiente de negócios com base em cinco áreas: abertura de empresas, obtenção de alvará de construção, registro de propriedades, pagamento de impostos e execução de contratos. No Brasil, foram avaliados todos os estados e o Distrito Federal.
Em todos estes lugares, as empresas gastam entre 1.483 e 1.501 horas por ano com as atividades relacionadas ao pagamento de tributos. De acordo com o relatório, "uma legislação e obrigações complexas, cálculos complicados e a quantidade de informações exigidas para as declarações fiscais estão entre os principais desafios."
O Banco Mundial, porém, encontrou boas práticas dentro da mesma área. Duas delas estão relacionadas às regras dos municípios, como o pagamento em conjunto de tributos municipais e a aplicação de regras mais simples para o cumprimento com obrigações tributárias municipais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.