IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empresas brasileiras gastam 1.493 horas por ano para pagar impostos

Dados foram coletados em estudo realizado pelo Banco Mundial - Johannes Christo
Dados foram coletados em estudo realizado pelo Banco Mundial Imagem: Johannes Christo

Do UOL, em São Paulo

15/06/2021 22h55

Empresas brasileiras gastam em média 1.493 horas com pagamento de impostos. A informação é do relatório Doing Business Subnacional 2021, do Banco Mundial.

O resultado dos dados coletados até o dia 1º de setembro pela entidade coloca o Brasil em primeiro lugar entre os países analisados no quesito tempo para preparar, declarar e pagar impostos.

O Doing Business é um relatório recorrente do Banco Mundial que pode ser mundial ou nacional. Ele analisa o ambiente de negócios com base em cinco áreas: abertura de empresas, obtenção de alvará de construção, registro de propriedades, pagamento de impostos e execução de contratos. No Brasil, foram avaliados todos os estados e o Distrito Federal.

Em todos estes lugares, as empresas gastam entre 1.483 e 1.501 horas por ano com as atividades relacionadas ao pagamento de tributos. De acordo com o relatório, "uma legislação e obrigações complexas, cálculos complicados e a quantidade de informações exigidas para as declarações fiscais estão entre os principais desafios."

O Banco Mundial, porém, encontrou boas práticas dentro da mesma área. Duas delas estão relacionadas às regras dos municípios, como o pagamento em conjunto de tributos municipais e a aplicação de regras mais simples para o cumprimento com obrigações tributárias municipais.