Bolsonaro vai vetar mas base pode derrubar, diz Tales Faria sobre fundão
Desde que o Congresso aprovou a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e, portanto, o aumento do fundo eleitoral de R$ 2 bilhões para R$ 5,7 bilhões, muitos deputados bolsonaristas têm sido cobrados pelos votos favoráveis. Apesar da repercussão negativa, o colunista do UOL Tales Faria acredita que pode haver reversão.
Em participação no UOL News da tarde de hoje, ele lembrou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pode tanto deixar passar, quanto vetar o texto. A proposta foi aprovada na Câmara por 278 votos a 145, e no Senado por 40 votos a 33, e segue para sanção presidencial.
"O que ele pode fazer: ele pega, veta. Mas a base dele, ele deixa os deputados derrubarem o veto", disse. Mas, para Tales, de qualquer maneira, Bolsonaro "tem que vetar" e pensar como os governistas irão se comportar.
Entre os que votaram "sim", estão Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Carla Zambelli (PSL-SP), Bia Kicis (PSL-DF), Marco Feliciano (Republicanos-SP), Osmar Terra (MDB-RS), entre outros políticos da base governista.
Os parlamentares, ao se defenderem das cobranças, têm argumentado que o voto dizia respeito à LDO, para não prejudicar o governo. Para a bolsonarista Carla Zambelli, por exemplo, seria "de uma irresponsabilidade incrível" deixar o Brasil sem orçamento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.