Cervejas da Ambev, como Brahma e Skol, ficam mais caras a partir de hoje
As cervejas da Ambev, dona de marcas como Skol, Brahma, Stella Artois e Corona, ficarão mais caras em bares, supermercados, restaurantes e lojas de conveniência do país a partir desta sexta-feira (1º). O aumento foi confirmado pela cervejaria na quarta-feira (29).
"A Ambev faz, periodicamente, ajustes nos preços de seus produtos. As mudanças variam de acordo com regiões, marca, canal de venda e embalagem", informou a empresa.
A empresa não informou de quanto será o aumento médio, mas a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) diz que os clientes deverão observar alta de 10% em São Paulo e de 7% no Rio de Janeiro, segundo o presidente da entidade, Paulo Solmucci. Em outros estados a variação pode ficar entre 6% e 8%, diz.
Para Solmucci, outras empresas também devem subir o preço da cerveja. "Há uma referência de preços no mercado ditada pela Ambev. Quando ela aumenta, as concorrentes acompanham a decisão", explicou.
"O setor [de restaurantes] está hiperpressionado por aumento de custos na luz, no aluguel, nos alimentos, no combustível, que afeta o delivery, por exemplo. Não suporta novo aumento sem repassar para o consumidor. É o que acreditamos que vai acontecer instantaneamente", disse.
O aumento da Ambev ocorre em um momento em que o mercado de bares e restaurantes tenta se recuperar do prejuízo financeiro causado pela pandemia.
Há duas semanas, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), baixou o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para tentar acelerar a retomada do setor. Assim, o imposto voltou a 3,69%, após reajuste para cima em janeiro.
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