Bancos fazem mutirão para renegociar dívidas dos clientes em atraso
Bancos brasileiros farão um mutirão para renegociar dívidas dos clientes neste mês. O Mutirão Nacional foi organizado pelos bancos para renegociar dívidas e ensinar educação financeira para pessoas físicas. O evento, que acontece dos dias 1º a 30 de novembro, conta com a organização da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Banco Central do Brasil, Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e Senado Federal, com a presença de até 160 instituições financeiras.
Através da página, os clientes de bancos são orientados financeiramente e ensinados a mandar suas propostas de negociação para a plataforma de mediação de conflitos. No site do mutirão, os interessados também podem acessar o link do Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que mostra uma lista de dívidas que existem no seu nome com os bancos, aprender a calcular o quanto do orçamento pessoal pode ser destinado ao pagamento mensal em uma negociação e consultam o seu índice de Saúde Financeira (ISF).
Para o presidente da Febraban, Isaac Sidney, esse mutirão é importante, principalmente, por promover educação financeira. "É uma ação conjunta que não apenas contribui para o restabelecimento do equilíbrio financeiro das famílias, mas, principalmente, promove a educação financeira, que é fundamental para que o consumidor consiga evitar o endividamento de risco, tenha mais informações sobre produtos e serviços bancários e melhore sua saúde financeira", disse o dirigente da Febraban, em nota.
Reinserção no mercado
Os organizadores do evento pretendem ensinar aos devedores educação voltada para o consumo, mostrando como usar o cartão crédito de forma responsável e de que forma o consumidor pode ser reinserido no mercado, depois de renegociar suas dívidas.
Depois de se informar no mutirão, é necessário fazer um cadastro na plataforma para iniciar de fato a negociação da dívida. Para realizar o cadastro, o usuário precisa criar um login e senha e informar e-mail e telefone. Depois do registro, o usuário seleciona a instituição com a qual deseja negociar a dívida. O banco tem o prazo de 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta.
Só poderão fazer negociações no mutirão quem não possuir bens dados em garantia, que esteja em atraso e em nome de uma pessoa natural e tenha dívidas contraídas de bancos ou financeiras.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.