IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast do UOL investiga como organizadas foram da festa para a violência

Do UOL, em São Paulo

22/11/2021 04h00

Durante todos os jogos do Palmeiras em casa, a torcida leva faixas e bandeiras em homenagem a Cleofas Sóstenes Dantas, o Cleo, fundador e antigo presidente da Mancha Verde. O amor pelo clube, a fidelidade a seus amigos e a agressividade no trato dos rivais fizeram Cleo se tornar uma figura respeitada, temida e odiada entre as torcidas organizadas dos anos 1980. A trajetória de Cleo, de seus amigos palmeirenses e de seus rivais de Corinthians, São Paulo e Santos é o ponto de partida de "Sobre Meninos e Porcos", a terceira temporada do podcast UOL Esporte Histórias, que investiga o acirramento da rivalidade entre as principais organizadas do país.

Cléo morreu na véspera das eleições municipais de 1988. Ele foi abordado por ocupantes de um carro branco em uma rua atrás do Parque Antártica. Esse encontro (e tudo que aconteceu depois dele) mudaria para sempre a histórias das torcidas organizadas — em São Paulo e no Brasil. Os repórteres Adriano Wilkson e Daniel Lisboa mergulharam nesse mundo desde o início do ano, entrevistaram dezenas de torcedores organizados, jovens e mais velhos, e buscaram autos de processos nunca revelados e abandonados pela polícia para fazer um retrato das organizadas dos anos 80. O resultado é um retrato focado nas relações entre os amigos e inimigos daquela época.

O material será publicado em um podcast narrativo de seis episódios, que vai ao ar no UOL e em tocadores de podcast nas próximas seis quartas-feiras.

Ao longo de quase seis horas de histórias, você vai entender como essas pessoas e agremiações criaram formas diferentes de torcer no estádio — e de se enfrentar em brigas violentas antes e depois dos jogos. Se no começo as desavenças eram resolvidas com as mãos, ao longo dos anos 80 outros elementos começaram a aparecer. Saem punhos, entram paus, pedras, facas, bombas e armas de fogo.

Podcast premiado

UOL Esporte Histórias é o novo nome do premiado podcast do UOL que nasceu como Futebol Bandido. O programa foi rebatizado para ampliar as histórias a serem contadas. A primeira temporada, em que os jornalistas Juca Kfouri, Jamil Chade e Rodrigo Mattos contaram histórias sobre escândalos de corrupção no futebol, entrou na lista de melhores podcasts de 2020 do Spotify.

Na segunda temporada, que foi ao ar no segundo semestre de 2020, Adriano Wilkson e Karla Torralba se debruçaram sobre o assassinato do meio-campista Daniel Corrêa, em 2018. Caso Daniel ganhou o grande Prêmio UOL de Conteúdo de 2020 e foi finalista da categoria 'Melhor Projeto de Áudio Digital' do Latam Digital Media, premiação mais importante em jornalismo digital da América Latina, organizada pela WAN-IFRA, a associação mundial de jornais e editores de notícias, que representa mais de 18 mil publicações dos cinco continentes.

UOL Esporte Histórias - Sobre Meninos e Porcos é uma realização do UOL Esporte e de MOV, a produtora de áudio e vídeo do UOL.