Ana Buchaim, da B3: Hoje é fácil colocar rótulo ESG, mas sem impacto
O que é a B3? Como é trabalhar a comunicação e o marketing de produtos do mercado financeiro? E como a Bolsa pode ajudar pessoas e investidores a entenderem quais empresas realmente investem em práticas ESG, de governança e sustentabilidade?
Para falar sobre os temas, o programa Mídia e Marketing desta semana conversa com Ana Buchaim, diretora-executiva de pessoas, marketing, comunicação e sustentabilidade da B3 - veja, acima, a íntegra da entrevista.
No papo, Ana explica como funcionam os segmentos de listagem de sustentabilidade diferentes da Bolsa, criados para induzir as boas práticas no mercado.
"Assim, o investidor consegue olhar para a performance das empresas a partir dos diferentes índices de sustentabilidade. Isso traz mais transparência, mais clareza e mais informação para o consumidor. Hoje, é fácil colocar o rótulo de que é ESG, mas sem impacto", diz (a partir de 23:05).
A executiva também fala sobre ações recentes da B3, como a que instalou um touro dourado no centro histórico de São Paulo.
"O mercado financeiro passa pelo centro de São Paulo, onde a B3 tomou a decisão de ficar, em 2017. Neste momento, a gente entendeu que tem a responsabilidade de legado de marca de cuidar do centro, que ficou muito abandonado na pandemia. Uma das ações de recuperação do centro era a instalação da estátua, que significa um dos movimentos", diz Ana (a partir de 16:30).
A executiva também comentou sobre o aumento do número de pessoas físicas na Bolsa: no mês passado, a B3 bateu a marca histórica de 4 milhões de contas de pessoas físicas. Em 2019, esse número era de 1 milhão.
"Nosso papel, hoje, é informar a pessoa física, a partir de conteúdo claro e curado. Dentro dessa popularização, cabe uma linguagem descomplicada, numa plataforma multinacanal, para que essa linguagem seja direta e de fonte crível. Isso tem mudado a imagem da B3 no mercado", declara (a partir de 9:46).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.