'Momento surreal', diz ex-funcionário sobre CEO que demitiu 900 via Zoom
"Foi um momento surreal. Foi uma daquelas coisas que você não acredita que vai acontecer". É assim que Christian Chapman, antigo funcionário da Better.com, descreve a reunião via Zoom onde o CEO Vishal Garg demitiu 900 pessoas na quarta-feira da semana passada (1).
Em entrevista à CNN Business, Chapman disse que Garg nem esperou todos os funcionários se logarem e anunciou a demissão em massa em apenas 3 minutos. "Eu tenho 5 filhos, eles estão na escola particular. Precisei ligara para a minha mulher e explicar o que aconteceu, mas eu não entendia o que estava ocorrendo", completou.
Segundo o ex-funcionário, que estava há 20 anos na companhia, a ligação terminou abruptamente. Chapman começou a enviar mensagens nos canais do Slack da empresa perguntando o que estava acontecendo, mas ele perdeu o acesso ao computador, telefone, email e mensagens da empresa.
Ele recorreu ao Facebook Messenger para entrar em contato com os colegas, também sem sucesso. Só horas depois ele recebeu um email do RH da Better.com — enviado para a sua conta pessoal — explicando os próximos passos.
Dentre as razões por trás das demissões, o executivo citou baixo desempenho e produtividade da equipe. Chegou a alegar que os seus funcionários estariam "roubando colegas e clientes" e que trabalhavam "apenas duas horas por dia".
Outro funcionário que preferiu não se identificar disse ter se surpreendido com a demissão em massa. "Eu fui promovido, e agora ele [Garg] está tentando retratar todo mundo como preguiçoso e roubador de dinheiro. Eu prefiro estar sem dinheiro do que ser como ele", disse o funcionário ao programa.
O estilo de gestão de Garg já havia sido criticado anteriormente, sobretudo após um email que enviou à equipe e foi obtido pela revista Forbes no ano passado. Na mensagem, Garg escreveu, com palavras em caixa alta:
Vocês são MUITO LENTOS. São um bando de GOLFINHOS ESTÚPIDOS... APENAS PAREM. PAREM. PAREM AGORA MESMO. VOCÊS ESTÃO ME ENVERGONHANDO.
"Percebi depois da minha primeira reunião que precisava manter o vídeo no modo mudo e meus fones de ouvido, porque tenho cinco filhos e não queria que eles ouvissem esse tipo de linguagem", disse Chapman sobre as conversas com o CEO.
Chapman disse que já passou por quatro demissões, mas nenhuma foi tão "imparcial" como esta. "Estou procurando ver o lado bom, mas essa é a realidade da situação. As coisas não vão ser como eram, o que vai exigir alguma mudança da minha parte".
A Better.com, empresa de hipotecas online, está avaliada em US$ 6,9 bilhões (quase R$ 40 bilhões). A empresa ficou em primeiro lugar no ranking do LinkedIn com as melhores startups de 2020/2021.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.