Itapemirim: entenda quais os direitos do passageiro que teve voo cancelado
O diretor-executivo do Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo), Fernando Capez, informou que a Itapemirim Transportes Aéreos, também chamada de ITA, será notificada na segunda-feira (20) após suspender temporariamente todas as operações.
"Na segunda-feira, o Procon irá notificar a empresa e deve aplicar uma multa pesada e está determinando o deslocamento de seus funcionários para apoiar os consumidores neste momento difícil", diz Capez.
De acordo com a companhia aérea, a decisão foi tomada por causa de uma "reestruturação interna". Todos os voos cancelados, inclusive aqueles já adquiridos por passageiros.
Segundo Capez, a companhia aérea deve cumprir as seguintes obrigações com os clientes:
- Fazer o reembolso de todos os passageiros em até 12 meses, com correção do valor pago pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), como previsto na Lei nº 14.034/2020;
- Acomodar os passageiros em outra companhia aérea ou oferecer outro meio de transporte, como ônibus, para viagens curtas;
- Providenciar hospedagem e alimentação enquanto os passageiros permanecerem sem um novo voo.
Quase 500 voos
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) reforçou o posicionamento do Procon-SP e orientou os passageiros que estiverem com voos programados a partir deste sábado (18) a não comparecerem ao aeroporto antes de ter um novo bilhete aéreo em mãos.
A Itapemirim tinha 488 voos programados entre este sábado e 31 de dezembro, segundo pesquisa no site da Anac. As rotas partiriam de dezenas de aeroportos, como os de Guarulhos e Congonhas (SP), Galeão (RJ), Confins (MG), Brasília e Salvador.
De acordo com a Anac, a Itapemirim tem a obrigação de suspender a venda de passagens aéreas em todos os canais, além de comunicar e orientar os passageiros individualmente, evitando deslocamento ao aeroporto.
A companhia aérea iniciou as operações em 29 de junho deste ano.
Os passageiros da Itapemirim Transportes Aéreas devem entrar em contato no e-mail falecomaita@voeita.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.