Bolsonaro veta projeto que ampliaria prazo de concursos públicos
O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou um projeto de lei que suspende o prazo de validade de concursos públicos homologados até 20 de março de 2020, quando foi decretado calamidade pública no Brasil por impactos da covid-19.
O prazo de um concurso público é o período que a administração pública tem para cumprir o que está previsto no edital e nomear os aprovados. Pelo projeto, a validade dos certames voltaria a correr em 1º de janeiro de 2022.
O texto vetado sugeria a ampliação do prazo dos concursos públicos por um ano. Segundo a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Presidência da República, o veto ocorreu para dar segurança jurídica aos concursos que foram encerrados.
A decisão foi publicada hoje no DOU (Diário Oficial da União) e acompanha uma manifestação da Advocacia-Geral da União, que argumentou que "a proposição legislativa perdeu o seu objeto".
"A proposição legislativa contraria o interesse público ao suspender a contagem dos prazos de validade de concursos até 31 de dezembro de 2021, período já transcorrido, o que poderia implicar a aplicação de efeitos retroativos ao restabelecer a vigência de concursos já encerrados e causar insegurança jurídica", defendeu a Advocacia-Geral da União.
O projeto para ampliar a validade de concursos públicos havia sido aprovado em dezembro de 2021 pelo Senado Federal e, anteriormente, pela Câmara dos Deputados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.