PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

INSS: Perícias do pente-fino são suspensas após aumento nos casos de covid

Programa de perícias revisionais também foi suspenso em 2021 em razão da pandemia - Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Programa de perícias revisionais também foi suspenso em 2021 em razão da pandemia Imagem: Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

13/01/2022 14h13Atualizada em 13/01/2022 14h37

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu nesta quinta-feira (13) o Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade, que é conhecido como Operação Pente-fino e reavalia a situação dos beneficiários do auxílio-doença. Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União, a suspensão foi determinada em razão do aumento de casos de Covid-19 no Brasil.

A portaria já começa a valer a partir de hoje "tendo em vista o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia do coronavírus". O texto é assinado pelo presidente do INSS, José Carlos Oliveira, e o subsecretário da Perícia Médica Federal (SPMF), Eduardo de Oliveira Magalhães.

Apesar da suspensão, o INSS informou que as reavaliações estão mantidas para os casos de mutirões de realização de perícia médica que já estavam previamente programados e com viagens definidas no âmbito da SPMF.

Os beneficiários alvos do programa são os segurados que estão há mais de seis meses sem passar por perícia médica e sem data definida para a cessação do benefício. Segurados aposentados por invalidez e pessoas que recebem o amparo assistencial ao deficiente não passam por esta revisão.

PUBLICIDADE