Justiça condena ex-funcionária da Coca-Cola por tráfico de dados sigilosos
A engenheira química chinesa Xiaorong Shannon You, 59 anos foi condenado a 14 anos de prisão nos EUA, acusada de ter participado de um esquema para roubar segredos comerciais sobre materiais usados em latas de refrigerante para beneficiar o governo chinês.
De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, a sentença foi proferida hoje por um juiz federal em Greeneville, no Estado do Tennessee, depois que um júri a condenou no último mês por acusações que incluem posse de segredos comerciais roubados e espionagem econômica.
Os promotores responsáveis pelo caso afirmaram que You acessou segredos sobre revestimentos internos de latas de bebidas enquanto trabalhava na Coca-Cola em Atlanta e na Eastman Chemical Company em Kingsport, Tennessee.
De acordo com eles, os segredos comerciais custaram às principais empresas químicas e de revestimento quase US$ 120 milhões para serem desenvolvidos.
No processo, os acusadores afirmam que You roubou os segredos comerciais para estabelecer uma empresa de revestimento sem BPA na China, e seu parceiro chinês, Weihai Jinhong Group, recebeu milhões de dólares em subsídios do governo chinês para apoiar a nova empresa.
Os promotores apontaram evidências no julgamento para dizer que You também pretendia beneficiar os governos da China, a província chinesa de Shandong, a cidade chinesa de Weihai e o Partido Comunista Chinês.
A engenheira trabalhou na Coca-Cola de dezembro de 2012 a agosto de 2017 e foi gerente de desenvolvimento de aplicativos de embalagens na Eastman Chemical de setembro de 2017 a junho de 2018.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.