Gol e a colombiana Avianca anunciam acordo para criar nova holding
As companhias aéreas brasileira Gol e a colombiana Avianca anunciaram hoje que passarão a ser controladas por um mesmo grupo, segundo o comunicado emitido pelas empresas.
O novo grupo tem expectativa de que o negócio seja concluído no segundo semestre deste ano e se chama "Abra", reunindo operações da maior companhia aérea do Brasil, a Gol, e de um dos maiores grupos sul-americanos de aviação, a Avianca, com operações na Colômbia, Equador e El Salvador e rotas para América do Norte, Europa e América Central.
A nova empresa terá capital fechado e sediada no País de Gales, no Reino Unido.
O acordo foi assinado entre os principais acionistas da Avianca Holding, incluindo Kingsland International, Elliott International e South Lake One, e o veículo da família Constantino que controla a Gol. As companhias afirmaram que outros investidores financeiros vão investir até US$ 350 milhões (R$ 1,7 bilhão) na Abra.
A Gol e Avianca manterão operações independentes, enquanto "se beneficiam de maior eficiência e investimentos feitos pelo mesmo grupo controlador", segundo comunicado.
As ações da Gol subiam 3,6% às 10h48, enquanto o Ibovespa mostrava valorização de 1,5%.
Constantino de Oliveira Junior, atual presidente do conselho de administração da Gol e fundador da companhia aérea, será o presidente-executivo da Abra. Roberto Kriete, cofundador da Avianca Holdings, comandará o conselho de administração.
Em abril, a Avianca já havia anunciado que estava próxima de um acordo com a Viva Air, concorrente no mercado colombiano, para se tornarem parte de um mesmo grupo.
No comunicado, os acionistas majoritários das duas companhias anunciavam que a Viva passaria a fazer parte da mesma holding do grupo Avianca. Declan Ryan, sócio fundador da Viva, passará a integrar o conselho de administração do novo grupo.
A Avianca Colômbia (ou Avianca Holdings) é considerada a companhia aérea mais antiga em operação nas Américas e a mais velha do mundo em termos de operações ininterruptas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.