Quem é Adolfo Sachsida, recém-nomeado ministro de Minas e Energia
Integrante da equipe econômica do ministro Paulo Guedes, Adolfo Sachsida deixa a chefia da assessoria especial de Assuntos Estratégicos do ministério para se tornar ministro de Minas e Energia. Ele substitui o ministro Bento Albuquerque, que foi exonerado do cargo "a pedido", após ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Petrobras. As mudanças foram publicadas no DOU (Diário Oficial da União) desta quarta-feira (11).
Sachsida está com Bolsonaro desde a campanha eleitoral de 2018 e já havia passado pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia.
O novo ministro é formado em Economia pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), mestre e doutor na mesma área pela UnB (Universidade de Brasília) e fez pós-doutorado na Universidade de Alabama, nos Estados Unidos.
Sachsida também deu aulas de Introdução a Economia e Comércio Internacional na Universidade do Texas, segundo informações de seu perfil no LinkedIn.
Além de economista, é advogado —com estudos na área de Direito Tributário— e técnico de Planejamento e Pesquisa da Carreira Pública pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Nas redes sociais, Sachsida agradeceu pela nomeação e disse que espera estar à altura do trabalho no Ministério de Minas e Energia, que classificou como "o maior desafio profissional" da carreira.
"Agradeço ao presidente Jair Bolsonaro pela confiança, ao ministro [Paulo] Guedes pelo apoio e ao ministro Bento [Albuquerque] pelo trabalho em prol do país. Com muito trabalho e dedicação, espero estar à altura desse que é o maior desafio profissional de minha carreira. Com a graça de Deus, vamos ajudar o Brasil", escreveu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.