IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Kupfer: Bolsonaro parece querer aplicar golpe na Petrobras

Colaboração para o UOL

24/05/2022 09h28Atualizada em 24/05/2022 14h24

O colunista do UOL José Paulo Kupfer disse, durante comentário no UOL News hoje, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) parece querer aplicar um "golpe em progresso" na Petrobras com as recentes trocas na presidência da empresa.

"Parecido com o que está fazendo com as instituições gerais do país, ele está querendo aplicar um golpe em progresso", afirmou.

O governo federal anunciou ontem à noite uma nova troca na presidência da Petrobras. José Mauro Ferreira Coelho ficou 40 dias à frente da estatal, e agora deixa o cargo. Essa é a terceira mudança de chefia durante o governo Bolsonaro. A estatal já foi presidida também por Roberto Castello Branco e pelo general Joaquim Silva e Luna.

"Com essas trocas todas, nem uma Petrobras, que tem um corpo técnico imenso e qualificado, consegue resistir. Você trocando presidente, conselho, fazendo essas mudanças sem parar, nenhuma empresa consegue resistir", avalia Kupfer.

O jornalista diz que, apesar de a Petrobras ter reportado lucro líquido de R$ 44,56 bilhões no primeiro trimestre, a empresa está encolhendo. "No ano passado, o plano de investimento previa aplicação de R$ 130 bilhões; ela só aplicou 40% disso. Acho que o caminho não declarado para tentar, se o Bolsonaro se reeleger, privatizar a Petrobras na 'bacia das almas' [de forma barata]".