IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Presidente do BC até 2011, Meirelles diz esperar que Lula repita 1º mandato

Henrique Meirelles foi presidente do BC no governo Lula - Lucas Lima/UOL
Henrique Meirelles foi presidente do BC no governo Lula Imagem: Lucas Lima/UOL

Do UOL, em São Paulo

31/05/2022 21h37

O ex-presidente do BC (Banco Central) Henrique Meirelles falou hoje sobre uma possível reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ex-ministro esteve à frente do banco durante o governo do petista, e disse esperar que Lula se comporte como no primeiro mandato, caso seja reeleito.

"As pessoas me perguntam: como é que vai ser o Lula? Será o Lula do primeiro mandato, o Lula do segundo mandato ou o Lula do governo Dilma? Essa é uma grande questão, que deve ser levantada a ele. Espero que seja o Lula do primeiro mandato. E aí nós vamos ver, se ele ganhar a eleição", disse, em entrevista ao Amarelas On Air, da revista Veja.

Além de trabalhar no governo Lula, Meirelles foi ministro da Fazenda do ex-presidente Michel Temer e secretário de Fazenda do governo João Doria (PSDB). Fora do pleito deste ano, o ex-presidente do BC evitou falar sobre fazer parte de um eventual governo do petista, mas não fechou as portas.

"Eu tenho uma excelente relação com o ex-presidente Lula, nós trabalhamos juntos oito anos. Uma relação de sucesso. Foi, de fato, uma experiência muito positiva do ponto de vista de resultado", disse, e completou, parafraseando Lula: "a terra é redonda", em referência a uma ocasião em que o ex-presidente o elogiou, apesar de citar que Meirelles fazia parte da equipe de Doria.

Meirelles também afirmou que não fala de hipóteses, e que a equipe econômica deve ser montada daqui algum tempo: "Nós não estamos aqui falando de política. Posições da área econômica têm que ser tratadas tecnicamente, não politicamente", finalizou.