Presidente do BC até 2011, Meirelles diz esperar que Lula repita 1º mandato
O ex-presidente do BC (Banco Central) Henrique Meirelles falou hoje sobre uma possível reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ex-ministro esteve à frente do banco durante o governo do petista, e disse esperar que Lula se comporte como no primeiro mandato, caso seja reeleito.
"As pessoas me perguntam: como é que vai ser o Lula? Será o Lula do primeiro mandato, o Lula do segundo mandato ou o Lula do governo Dilma? Essa é uma grande questão, que deve ser levantada a ele. Espero que seja o Lula do primeiro mandato. E aí nós vamos ver, se ele ganhar a eleição", disse, em entrevista ao Amarelas On Air, da revista Veja.
Além de trabalhar no governo Lula, Meirelles foi ministro da Fazenda do ex-presidente Michel Temer e secretário de Fazenda do governo João Doria (PSDB). Fora do pleito deste ano, o ex-presidente do BC evitou falar sobre fazer parte de um eventual governo do petista, mas não fechou as portas.
"Eu tenho uma excelente relação com o ex-presidente Lula, nós trabalhamos juntos oito anos. Uma relação de sucesso. Foi, de fato, uma experiência muito positiva do ponto de vista de resultado", disse, e completou, parafraseando Lula: "a terra é redonda", em referência a uma ocasião em que o ex-presidente o elogiou, apesar de citar que Meirelles fazia parte da equipe de Doria.
Meirelles também afirmou que não fala de hipóteses, e que a equipe econômica deve ser montada daqui algum tempo: "Nós não estamos aqui falando de política. Posições da área econômica têm que ser tratadas tecnicamente, não politicamente", finalizou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.