IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IR: Mais de 932 mil pessoas escolhem Pix para pagar ou receber restituição

O prazo para a declaração de Imposto de Renda da Pessoas Física termina hoje - Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O prazo para a declaração de Imposto de Renda da Pessoas Física termina hoje Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

31/05/2022 17h58Atualizada em 31/05/2022 19h00

A Receita Federal informou que, até as 16h desta terça-feira, 932.095 contribuintes assinalaram a modalidade de Pix para o pagamento dos tributos ou recebimento de suas restituições de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022. O número representa 4,4% dos que entregaram as suas declarações. O prazo para a entrega termina hoje.

Em entrevista coletiva de balanço sobre o final do prazo de entrega de declarações, José Carlos Fernandes da Fonseca, supervisor nacional do programa de Imposto de Renda, explicou como funciona a restituição na modalidade Pix.

"Quando você entrega uma declaração com imposto a restituir, você pode informar o banco em que deseja [receber o valor] ou informar que deseja receber na sua chave Pix, e não precisa informar o banco, porque a conta que estiver ligada à chave Pix do número do CPF é onde será feita a restituição", afirmou.

Da Fonseca também classificou como "expressivo" o número de contribuintes que assinalaram a modalidade de Pix para o pagamento dos tributos ou recebimento de suas restituições. Ele disse ainda que a "Receita está afinada com o que tem de mais moderno no meio de pagamento".

Julio Cesar Gomes, secretário especial da Receita Federal, também disse que aderir ao Pix para os pagamentos ao órgão representou um "ganho bastante positivo".

"Como não poderia deixar de ser, no momento em que foi introduzido o Pix no nosso sistema financeiro, a Receita do Brasil também fez uso do Pix, não só para pagamento dos tributos, mas também para as restituições. O que traz uma comodidade, segurança e eficiência bastantes positivas."

Receita paga hoje primeiro lote da restituição

A Receita Federal paga hoje o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2022. O pagamento será feito na conta bancária ou chave Pix — vinculada ao CPF — indicada pelo contribuinte na declaração.

Nesta primeira leva, são contemplados os contribuintes que têm preferência no pagamento, como idosos, pessoas com deficiência e professores, além das pessoas que enviaram a declaração no início do prazo de entrega, em março.

Para saber se sua declaração foi liberada, você deverá acessar o site da Receita. Também é possível checar o pagamento pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os sistemas Android e iOS.

Veja o calendário de pagamento das restituições do IR 2022

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 29 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro