Receita já recebeu 400 mil declarações do IR a mais do que o esperado
A Receita Federal informou que, às 16h (horário de Brasília), já havia recebido 34.507.919 declarações do Imposto de Renda 2022. O prazo para entrega termina às 23h59 de hoje.
O número excedeu as expectativas do órgão, que estimava receber 34,1 milhões de declarações até a data-limite.
Grande parte das pessoas fez a entrega no último dia. Desde as 11h de hoje, quando a Receita divulgou o primeiro balanço, já foram entregues mais de 900 mil declarações.
É melhor não deixar para o último minuto, porque o sistema pode ficar congestionado. A multa para quem entregar fora do prazo é de, no mínimo R$ 165,74, mas pode chegar a até 20% do imposto devido.
Se você não conseguiu reunir todos os dados necessários para fazer o IR 2022, a orientação dos especialistas é enviar a declaração incompleta para evitar o pagamento da multa por atraso. Depois, você pode completar as informações, enviando uma declaração retificadora, sem multa.
Receita paga hoje primeiro lote da restituição
A Receita Federal paga hoje o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2022. O pagamento será feito na conta bancária indicada pelo contribuinte na declaração.
Nesta primeira leva, são contemplados os contribuintes que têm preferência no pagamento, como idosos, pessoas com deficiência e professores, além das pessoas que enviaram a declaração no início do prazo de entrega, em março.
Para saber se sua declaração foi liberada, você deverá acessar o site da Receita. Também é possível checar o pagamento pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os sistemas Android e iOS.
Veja o calendário de pagamento das restituições do IR 2022
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 29 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.