Real ou fake? Quem é o 'Elon Musk chinês' que viralizou na internet
Quem nunca sonhou em ser o homem mais rico do mundo? Pois existe um homem na China que está imitando as roupas, modo de falar, penteado e até jeito de andar de Elon Musk, atual homem mais rico do planeta. Estamos falando de Yilong Ma, um chinês da província de Hebei que se tornou viral por sua semelhança com o bilionário da tecnologia.
Yilong Ma está no Douyin, rede social de vídeos curtos chinesa, e no TikTok com o @ Elong Musk.
Com apenas oito vídeos, 230 mil seguidores e dezenas de milhões de visualizações, ele se apresentou como "irmão chinês de Elon Musk" e passou a "clonar" a vida do original desde o final de 2021.
Ma aparece com carros da Tesla e falando em inglês com a ajuda de um tradutor do celular. Em uma de suas publicações mais recentes, ostenta um pássaro azul de papel, o símbolo do Twitter, e diz "my bird", em referência à compra da rede social pelo Musk de verdade.
Yilong disse que seu inglês não é tão bom —na verdade, é "horrível"— e que ele precisa de um professor.
Em uma compilação de fotos dele posando na frente de um Tesla, escreveu: "Quero levar meu irmão para um passeio no meu Tesla! #elonmusk #tesla".
@mayilong0 I want to take my brother for a ride in my Tesla!#elonmusk #tesla ? GASLIGHT - INJI
Real ou fake?
Nas últimas semanas, o próprio Elon Musk ficou sabendo do "irmão" e falou que gostaria de conhecer o rapaz. Mas teme que ele seja só um deepfake.
"Eu gostaria de conhecer esse cara (se ele for real). Difícil dizer com deepfakes hoje em dia", escreveu Musk no dia 9 de maio.
Os deepfakes são conteúdos de vídeos ou fotos em que o rosto de uma pessoa é substituído por outro, com uso de aplicativos de edição.
Yilong Ma não confirmou se é real ou deepfake, mas comentou que adoraria conhecer Elon Musk. "Estou aqui. Quero muito conhecê-lo. Eu te amo, você é meu herói", escreveu o sósia no Weibo.
Bloqueio de contas
Segundo o site Business Insider, o Elon Musk chinês foi banido de algumas das principais redes sociais da China nos últimos dias. As contas nas versões chinesas do TikTok e do Twitter não estão mais ativas.
Ma disse que não recebeu explicação das plataformas sobre a suspensão de suas contas, só informaram que ele violou as diretrizes.
As empresas Tencent e ByteDance, responsáveis pelas redes que baniram Ma, não se pronunciaram oficialmente sobre o caso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.