IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Olhar o PIB e dizer que estamos crescendo é papo eleitoral, diz economista

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/06/2022 16h15

O ex-banqueiro e economista Eduardo Moreira disse hoje, durante sua participação no UOL News, que vê o avanço no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no primeiro semestre de 2022 como uma tendência mundial e chamou de "papo eleitoral" a nota divulgada pelo Ministério da Economia.

''Olhar um número desse sozinho e dizer que estamos crescendo consistentemente é papo eleitoral. A situação no país ainda é de fome e desemprego, uma situação muito difícil", disse.

Dados divulgados nesta quinta-feira (2) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontaram para um crescimento de 1% do PIB em relação ao quarto trimestre de 2021 e de 1,7% em comparação ao primeiro trimestre de 2021.

Após os resultados divulgados, a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia comemorou, dizendo em nota que o Brasil tem retomado a atividade "de forma consistente".

"Esse discurso do governo é natural. A economia está se recuperando no mundo inteiro esse ano após a pandemia. O que está atrasando um pouco a retomada é essa guerra entre Rússia e Ucrânia, mas o governo já estava com esse discurso de recuperação pronto''.

Moreira destacou que o crescimento, puxado principalmente pela alta no setor de serviços, é uma tendência mundial, ainda mais no Brasil onde o setor é responsável por cerca de 70% do PIB. Entretanto, ressaltou que a retomada no Brasil acontece em um ritmo mais lento se comparada a outros países.

"O Brasil estar se recuperando agora é um fenômeno mundial, mas a queda no desemprego que aconteceu no país veio depois de já ter caído no resto do mundo".