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Consórcio de Imprensa lança campanha pela integridade dos jornalistas

Consórcio de Veículos de Imprensa lança campanha no Dia Nacional da Liberdade de Imprensa - Reprodução
Consórcio de Veículos de Imprensa lança campanha no Dia Nacional da Liberdade de Imprensa Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

07/06/2022 01h00

No Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, celebrado nesta terça-feira (7), o Consórcio de Veículos de Imprensa integrado pelo UOL lança uma campanha em defesa da integridade dos jornalistas, alvos constantes de ataques, e do acesso à informação de qualidade.

A ação reúne UOL, Folha de S.Paulo, TV Globo, GloboNews, g1, O Globo, Extra, Valor Econômico, Estadão, CBN e Rádio Eldorado. Todos os veículos divulgarão, ao longo do dia, peças de conscientização sobre a data e a importância da imprensa livre. Isso inclui uma tarja preta no alto das capas de sites e jornais com o texto: "Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Uma campanha em defesa do jornalismo profissional".

Ao clicar no anúncio, será exibida uma página em branco acompanhada da seguinte explicação: "Apoie o jornalismo para que páginas em branco, como essa, não aconteçam. O jornalismo precisa ser livre. Livre para informar, investigar e mostrar tudo o que acontece para que você forme a sua opinião. Quem defende o jornalismo defende a liberdade e fortalece a democracia".

"Liberdade de imprensa não significa apenas ausência de censura. É fundamental o respeito ao trabalho dos jornalistas e, acima de tudo, ao direito da sociedade de ser informada. Os governantes precisam ter compromisso com a transparência, disponibilizar informações de interesse público, prestar esclarecimentos, não fugir ao contraditório e ao escrutínio, não se esconder atrás de propaganda e de números que não podem nem mesmo ser checados porque se bloqueia o acesso pleno a eles", diz Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL.

Consórcio de Veículos de Imprensa

O consórcio, iniciativa inédita na imprensa brasileira, foi criado em 2020 para driblar o apagão de dados do governo Jair Bolsonaro (PL) em meio à pandemia de covid-19. Nele, os veículos atuam de forma colaborativa para coletar diariamente os dados sobre casos, óbitos e avanço da vacinação nas 27 unidades federativas.

Em dezembro passado, o consórcio dividiu com o Projeto Comprova — de checagem de fatos — o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2021 promovido pela Associação Nacional de Jornais. Este ano, foi finalista do Sigma Awards, prêmio internacional de jornalismo de dados.

A iniciativa também recebeu:

  • Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar de 2021;
  • Prêmio Mídia do Ano de 2021, na Categoria Mídia Especializada, da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial);
  • Prêmio Faz Diferença de 2021, promovido pelo jornal O Globo.