• ENTRE
Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Consórcio de Imprensa lança campanha pela integridade dos jornalistas

Consórcio de Veículos de Imprensa lança campanha no Dia Nacional da Liberdade de Imprensa - Reprodução
Consórcio de Veículos de Imprensa lança campanha no Dia Nacional da Liberdade de Imprensa Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

07/06/2022 01h00

No Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, celebrado nesta terça-feira (7), o Consórcio de Veículos de Imprensa integrado pelo UOL lança uma campanha em defesa da integridade dos jornalistas, alvos constantes de ataques, e do acesso à informação de qualidade.

A ação reúne UOL, Folha de S.Paulo, TV Globo, GloboNews, g1, O Globo, Extra, Valor Econômico, Estadão, CBN e Rádio Eldorado. Todos os veículos divulgarão, ao longo do dia, peças de conscientização sobre a data e a importância da imprensa livre. Isso inclui uma tarja preta no alto das capas de sites e jornais com o texto: "Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Uma campanha em defesa do jornalismo profissional".

Ao clicar no anúncio, será exibida uma página em branco acompanhada da seguinte explicação: "Apoie o jornalismo para que páginas em branco, como essa, não aconteçam. O jornalismo precisa ser livre. Livre para informar, investigar e mostrar tudo o que acontece para que você forme a sua opinião. Quem defende o jornalismo defende a liberdade e fortalece a democracia".

"Liberdade de imprensa não significa apenas ausência de censura. É fundamental o respeito ao trabalho dos jornalistas e, acima de tudo, ao direito da sociedade de ser informada. Os governantes precisam ter compromisso com a transparência, disponibilizar informações de interesse público, prestar esclarecimentos, não fugir ao contraditório e ao escrutínio, não se esconder atrás de propaganda e de números que não podem nem mesmo ser checados porque se bloqueia o acesso pleno a eles", diz Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL.

Consórcio de Veículos de Imprensa

O consórcio, iniciativa inédita na imprensa brasileira, foi criado em 2020 para driblar o apagão de dados do governo Jair Bolsonaro (PL) em meio à pandemia de covid-19. Nele, os veículos atuam de forma colaborativa para coletar diariamente os dados sobre casos, óbitos e avanço da vacinação nas 27 unidades federativas.

Em dezembro passado, o consórcio dividiu com o Projeto Comprova — de checagem de fatos — o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2021 promovido pela Associação Nacional de Jornais. Este ano, foi finalista do Sigma Awards, prêmio internacional de jornalismo de dados.

A iniciativa também recebeu:

  • Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar de 2021;
  • Prêmio Mídia do Ano de 2021, na Categoria Mídia Especializada, da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial);
  • Prêmio Faz Diferença de 2021, promovido pelo jornal O Globo.

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.


publicidade