Consórcio para dados da covid e Projeto Comprova vencem prêmio da ANJ
O consórcio de veículos de imprensa para divulgação de dados da covid-19 no Brasil e o Projeto Comprova, iniciativas das quais o UOL faz parte, venceram o Prêmio de Liberdade de Imprensa 2021 da ANJ (Associação Nacional de Jornais). Segundo nota divulgada pela entidade, a premiação homenageia "a importância do jornalismo e da cooperação entre as empresas jornalísticas e seus profissionais no enfrentamento da pandemia no país".
Além do UOL, fazem parte do consórcio Folha, O Estado de S.Paulo, O Globo, Extra e G1. O Comprova, por sua vez, conta com jornalistas de 33 veículos de comunicação brasileiros.
A parceria entre veículos de imprensa para a divulgação de dados sobre a covid começou em junho de 2020, em resposta à decisão do governo de Jair Bolsonaro de restringir o acesso a informações sobre a pandemia. O consórcio divulga diariamente os números de casos, mortes e vacinações. A colaboração completou 500 dias no último dia 20.
O Projeto Comprova é uma iniciativa colaborativa liderada pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) para descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens.
"Ao dividirmos o prêmio entre o Comprova e o consórcio estamos destacando para o país que as empresas jornalísticas e seus profissionais vêm cumprindo com grande eficiência a missão de trazer a público o que interessa aos cidadãos. Num momento de tanta desinformação, o jornalismo ganha relevância como antídoto contra a manipulação dos fatos com objetivos autoritários e obscurantistas", disse o presidente da ANJ, Marcelo Rech.
O prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2021 será entregue a representantes do Projeto Comprova e do consórcio de veículos de imprensa no dia 1º de dezembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.