IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Consórcio para dados da covid e Projeto Comprova vencem prêmio da ANJ

9.set.2021 -  Enfermeiro prepara vacina contra covid-19 no Palácio da República, na cidade do Rio de Janeiro - Adriano Ishibashi/Framephoto/Estadão Conteúdo
9.set.2021 - Enfermeiro prepara vacina contra covid-19 no Palácio da República, na cidade do Rio de Janeiro Imagem: Adriano Ishibashi/Framephoto/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

03/11/2021 14h06

O consórcio de veículos de imprensa para divulgação de dados da covid-19 no Brasil e o Projeto Comprova, iniciativas das quais o UOL faz parte, venceram o Prêmio de Liberdade de Imprensa 2021 da ANJ (Associação Nacional de Jornais). Segundo nota divulgada pela entidade, a premiação homenageia "a importância do jornalismo e da cooperação entre as empresas jornalísticas e seus profissionais no enfrentamento da pandemia no país".

Além do UOL, fazem parte do consórcio Folha, O Estado de S.Paulo, O Globo, Extra e G1. O Comprova, por sua vez, conta com jornalistas de 33 veículos de comunicação brasileiros.

A parceria entre veículos de imprensa para a divulgação de dados sobre a covid começou em junho de 2020, em resposta à decisão do governo de Jair Bolsonaro de restringir o acesso a informações sobre a pandemia. O consórcio divulga diariamente os números de casos, mortes e vacinações. A colaboração completou 500 dias no último dia 20.

O Projeto Comprova é uma iniciativa colaborativa liderada pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) para descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens.

"Ao dividirmos o prêmio entre o Comprova e o consórcio estamos destacando para o país que as empresas jornalísticas e seus profissionais vêm cumprindo com grande eficiência a missão de trazer a público o que interessa aos cidadãos. Num momento de tanta desinformação, o jornalismo ganha relevância como antídoto contra a manipulação dos fatos com objetivos autoritários e obscurantistas", disse o presidente da ANJ, Marcelo Rech.

O prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2021 será entregue a representantes do Projeto Comprova e do consórcio de veículos de imprensa no dia 1º de dezembro.