IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Marca que criou campanha dos 'Mamíferos', da Parmalat, volta ao mercado

A campanha "Mamíferos", da Parmalat, foi lançada em 1996  - Reprodução
A campanha 'Mamíferos', da Parmalat, foi lançada em 1996 Imagem: Reprodução

Renato Pezzotti

Colaboaração para o UOL, em São Paulo

10/06/2022 08h01

Esta é a versão online para a edição desta sexta-feira (10/06) da newsletter Mídia e Marketing. Para se inscrever nesse e outros boletins e recebê-los no seu email, cadastre-se aqui. Quem assina o UOL ainda recebe 10 newsletters exclusivas.

A rede norte-americana de agências DDB relançou na quinta-feira (9), de forma oficial, a marca DM9 no Brasil, conhecida pela criação de campanhas de sucesso, como a icônica "Mamíferos", para a Parmalat, e o jingle "Pipoca com Guaraná", para o Guaraná Antarctica.

A DM9 também foi a primeira empresa brasileira a levar o troféu de "Agência do Ano" no festival de criatividade Cannes Lions, o mais importante do mundo, em 1998. A marca foi desativada em 2018, depois de 50 anos, quando se uniu a outra agência, a Sunset, também do grupo DDB.

Na época da desativação da marca, o grupo DDB informou que a decisão havia sido tomada "em linha com mudanças feitas no mundo da propaganda nacional e internacional diante das grandes evoluções da publicidade".

Relembre abaixo campanhas famosas criadas pela marca:

Renascimento a partir de três agências

O retorno da DM9 acontece a partir da fusão de três agências da rede: a SunsetDDB, expert em publicidade, a TracyLocke, especializada em shopper marketing, e a Track, que atua na área de relacionamento com clientes.

A agência será comandada por um trio de copresidentes: Pipo Calazans (CEO), Thomas Tagliaferro (que cuidará das operações) e Icaro Doria (que será o comandante da criação). Doria retorna ao Brasil após sete anos no comando criativo de agências nos Estados Unidos.

Equipe de liderança da nova DM9 - Divulgação - Divulgação
Equipe de liderança da nova DM9
Imagem: Divulgação

Movimento de investimento e expansão

Mas o que mudou de lá para cá, que motivou o resgate do nome da agência? Segundo Calazans, a agência nasce da percepção de que o mercado precisa ter acesso aos melhores e mais criativos talentos em todos os pontos de contato com os clientes.

O UOL Mídia e Marketing conversou com exclusividade com o publicitário, um dos copresidentes da agência e novo CEO da DM9. Confira:

UOL Mídia e Marketing: No atual momento do mercado, com a publicidade tradicional sendo questionada, qual é a melhor saída para os clientes? Como otimizar as entregas, que podem ser complementares?

Calazans: A nova DM9 nasce para se tornar uma das agências mais criativas desse novo mundo. As agências estavam crescendo, contratando e são complementares na criação de experiências entre marcas e clientes. Isso é possível por três motivos: ideias que se tornam parte da cultura popular, execuções impecáveis do Google até a gôndola e insights que informam todo esse processo, do começo ao fim. É o que a DM9 traz hoje para o mercado. É um movimento de investimento e expansão.

A DM9 sempre foi reconhecida pela sua criatividade em meios mais tradicionais, como print e TV. Como expandir essa relevância para os novos meios? Como ser nova com um velho nome?

Quando a gente soma a herança criativa potente da marca a um modelo de agência livre de silos, capaz de entregar criatividade integrada em todos os pontos de contato entre pessoas e marcas, estamos de fato criando uma DM9 para os próximos anos. Esse modelo faz com que grandes ideias sejam amplificadas por mídias e dados e que as experiências memoráveis sejam trabalhadas de ponta a ponta, seja qual for o meio. A gente já nasce com um time de especialistas para cada etapa da jornada do consumidor, mas que trabalha de forma integrada para criar entregas memoráveis, seja via campanha, conteúdo, experiências, projetos de shopper, CRM ou novos produtos para os nossos clientes.

A antiga DM9 sempre foi focada nos nomes dos seus executivos, como Duda Mendonça, Guga Valente e Nizan Guanaes. Como vocês pretendem construir essa nova história?

A comunicação de hoje é mais complexa do que foi no passado, trazendo a necessidade de uma cogestão, na qual cada um agrega e aporta seu leque de conhecimentos específicos em um pensamento integrado, sempre. Como reflexo disso, temos três copresidentes e um time de liderança muito forte. A marca é gigante, e nossa ambição é do tamanho dessa marca. A DM9 já nasce com uma grande operação, com mais de 230 talentos, e atendendo grandes clientes. Potencializar esse pensamento de criatividade integrada, com foco em toda a jornada do consumidor, de ponta a ponta, não somente reforça os laços que temos com os atuais clientes, como certamente atrairá novos, sobretudo aqueles que acreditam nessa maneira de enxergar e trabalhar comunicação e negócios.