PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Kupfer: É a primeira vez que um presidente faz oposição a ele mesmo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/06/2022 19h11

Ao propor a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a Petrobras, Jair Bolsonaro (PL) se torna o primeiro presidente a fazer oposição a si mesmo, afirmou o colunista do UOL José Paulo Kupfer.

A ideia de Bolsonaro a líderes partidários foi anunciada hoje, logo após a estatal anunciar novos aumentos nos preços dos combustíveis. O mandatário declarou que já conversou com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para efetivar a iniciativa no Congresso Nacional.

"É a primeira vez na História que um presidente da República faz oposição a ele mesmo", disse Kupfer, durante participação no UOL News. "Parece piada, mas é sério porque é alguém querendo tirar o corpo fora, desviar o foco da questão."

Em entrevista à Rádio 96 FM de Natal, Bolsonaro disse que a CPI proposta deve "investigar a Petrobras, seus diretores e os membros do Conselho."

"Queremos saber se tem algo errado nessa conduta deles, porque não é possível se conceder um reajuste com o combustível lá em cima e com os lucros exorbitantes", afirmou o presidente.

Para Kupfer, a ideia não faz sentido, pois é a União que controla a empresa estatal. "Hoje, dos nove membros, do Conselho de Administração da empresa, que a dirigem, seis são indicados pelo governo. Então, [a ideia da CPI] é uma coisa que dá o que pensar muito negativamente", afirmou.

Assista ao UOL News na íntegra: