IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Quem era o diretor da Caixa encontrado morto e o que se sabe sobre o caso

Batista foi encontrado morto do lado de fora do prédio da Caixa na noite de terça-feira (19) - Leonardo Sá/Agência Senado
Batista foi encontrado morto do lado de fora do prédio da Caixa na noite de terça-feira (19) Imagem: Leonardo Sá/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

20/07/2022 12h56Atualizada em 21/07/2022 11h18

Um diretor da Caixa foi encontrado morto da sede do banco, em Brasília, na noite de terça-feira (19). Veja abaixo quem era Sérgio Ricardo Faustino Batista, 54, e o que se sabe até agora sobre o caso.

Quem era o diretor? Batista era funcionário de carreira do banco desde 1989. De Teresina, exerceu vários cargos de gestão até assumir a diretoria de Controle Internos e Integridade, em 9 de março deste ano, poucos meses antes de serem reveladas denúncias contra o presidente do banco, Pedro Guimarães. Ele nega as acusações.

O executivo era formado em economia pela Universidade Católica de Brasília, com mestrado em economia pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduação em estatística aplicada pela UNB (Universidade de Brasília) e MBA Executivo em finanças pelo Ibmec.

O que o diretor fazia na Caixa? A diretoria de Controle Internos e Integridade, que Batista chefiava, é o órgão responsável por investigar denúncias de assédio sexual e moral, como as que foram feitas contra Guimarães. Várias funcionárias do banco vieram a público para relatar toques íntimos não autorizados, abordagens inadequadas e convites incompatíveis à relação de trabalho. Também há denúncias de retaliações a quem não aceitava esse tipo de comportamento. Em 29 de junho, Guimarães renunciou ao cargo e foi substituído por Daniella Marques.

O órgão também é responsável por apurar casos de abuso de poder, discriminação, corrupção, lavagem de dinheiro e nepotismo, por exemplo. Uma vez recebidas essas denúncias, elas são encaminhadas à Corregedoria do banco.

O que aconteceu ontem? Batista foi encontrado já sem vida na área externa do prédio. A Polícia Civil do Distrito Federal disse que o caso é tipificado, preliminarmente, como suicídio. A 5ª delegacia investiga a ocorrência.

A Caixa se manifestou? Em nota, o banco lamentou a morte de Batista, prestou sentimentos a amigos e familiares e afirmou que vai contribuir com as investigações para entender o que aconteceu.

Há investigações sobre Guimarães? O escândalo da Caixa é apurado pelo Ministério Público Federal, e o TCU (Tribunal de Contas da União) também pediu a órgãos de controle a abertura de investigação.

Procure ajuda

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade.

O CVV (https://www.cvv.org.br/) funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.

PUBLICIDADE
Errata: este conteúdo foi atualizado
O texto original afirmava que Batista era servidor, quando na verdade o termo correto é empregado ou funcionário público. A informação foi corrigida.
Uma versão anterior deste texto informava incorretamente que ontem foi dia 20. Na verdade, foi dia 19. A informação foi corrigida.