IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC lança moedas coloridas comemorativas de 200 anos da Independência; veja

Moedas em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil

Do UOL, em São Paulo

26/07/2022 15h16Atualizada em 27/07/2022 11h01

O Banco Central lançou hoje duas moedas em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. Uma delas é de prata e a outra de cuproníquel - um tipo de liga de cobre e níquel -, com valor de venda ao público por R$ 420 e R$ 34, respectivamente. A segunda possui uma faixa nas cores verde e amarela. É a primeira vez que o Brasil tem moedas com detalhes coloridos.

Serão produzidas, inicialmente, 5 mil unidades da moeda de prata, podendo chegar a 20 mil, a depender da procura. Já a de cuproníquel começará com tiragem de 10 mil, chegando a 40 mil exemplares. As moedas estão à venda no site Clube da Medalha (leia mais abaixo).

Na moeda de prata, foi feita uma composição de imagens, com o busto de Dom Pedro I em primeiro plano, e uma cena de uma reunião entre Dona Leopoldina e o ministro José Bonifácio, retratada ao fundo. Para a montagem, foi usada parte da litografia "D. Pedro I: Imperador", de Sebastian Sisson, e do quadro "Sessão do Conselho de Estado", de Georgina de Albuquerque.

A versão em cuproníquel retrata o grito da Independência, com base na tela "Independência ou Morte", de Pedro Américo, datada de 1888. A diretora de Administração do BC, Carolina Barroso, explicou que essa é a primeira moeda brasileira com uso de cores, nesse caso o verde e o amarelo. Além disso, terá a primeira estrofe do Hino da Independência gravado no reverso.

Participam da cerimônia, transmitida ao vivo no canal do BC no YouTube, o presidente Roberto Campos Neto, e a diretora de Administração, Carolina Barros. A historiadora Aline Montenegro Magalhães, do Museu Histórico Nacional, fez uma palestra sobre a "Iconografia da Independência".

"As duas moedas que lançamos hoje retratam esse momento histórico que trouxe como desfecho a independência do nosso país", afirmou o presidente do BC.

O bicentenário será celebrado em 7 de setembro de 2022. A homenagem faz parte das celebrações coordenadas pela Comissão Interministerial Brasil 200 Anos, chefiada pela secretaria Especial de Cultura, do ministério do Turismo.

Venda das moedas comemorativas

As moedas, produzidas pela Casa da Moeda, poderão ser adquiridas no site do Clube da Medalha (www.clubedamedalha.com.br).

Porém, após a divulgação do lançamento, muitos leitores relataram ao UOL erro de acesso no link divulgado. Procurada, a Casa da Moeda confirmou que o site apresenta "instabilidade", devido ao alto número de acessos.

A instituição confirmou que o link divulgado pelo Banco Central do Brasil está correto e que as vendas estão acontecendo, apesar da instabilidade. "Nossas equipes permanecem trabalhando continuamente para mantê-las abertas à população", afirma, em nota.