IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grupo do Facebook que vende leite dado pela Prefeitura de SP sai do ar

Grupo que vende leite em pó irregularmente saiu do ar nesta quarta (27) - Reprodução/Facebook
Grupo que vende leite em pó irregularmente saiu do ar nesta quarta (27) Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

28/07/2022 04h00Atualizada em 28/07/2022 08h00

A reportagem do UOL que revelou a venda indevida no Facebook de leite em pó distribuído pela Prefeitura de São Paulo de graça repercutiu em grupos da rede social que fazem esse comércio irregular.

O que aconteceu? Um dos grupos, com mais de 87 mil participantes, saiu do ar. A prefeitura disse que denúncias são encaminhadas à polícia, mas não esclareceu se esse caso está sendo efetivamente investigado. O Facebook disse que não vai comentar.

Segundo especialistas, a comercialização pode ser categorizada como crime de fraude para quem compra ou vende, no caso de uma inscrição irregular no programa Leve Leite.

A prefeitura entrega leite em pó e fórmula láctea para famílias com crianças em vulnerabilidade social a partir de 4 meses e que estão matriculadas em creches e pré-escolas da rede municipal (conforme a idade).

Como os grupos irregulares reagiram? Um dos grupos saiu do ar após a publicação da matéria. A comunidade "Leite da Prefeitura: venda, troca ou doação", que tinha mais de 87 mil membros, alterou o nome para "Alimentos, troca ou doação" na manhã da quarta-feira (27). A foto da embalagem do leite em pó entregue no programa foi mantida.

Ao tentar acessar a página horas depois, porém, o Facebook exibiu uma mensagem que diz que o "conteúdo não está disponível no momento". No entanto, não significa que o grupo foi removido da rede social. A mensagem que surge ao clicar no link é: "Geralmente o dono [administrador] compartilhou o conteúdo apenas com um pequeno grupo de pessoas, alterou quem pode vê-lo ou ele foi excluído."

Grupo de Facebook vende leite em pó distribuído pela Prefeitura de São Paulo - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Grupo teve nome alterado antes de sair do ar nesta quarta-feira (27)
Imagem: Reprodução/Facebook

O que os integrantes dizem? A matéria também sido compartilhada em grupos atualmente ativos que tratam da comercialização indevida. Uma pessoa postou um print da publicação feita no Facebook com a mensagem: "Boa tarde, meninas. Não sei se vocês viram, mas estão denunciando os grupos."

Em outra comunidade, usuários criticaram a venda considerada abusiva de leite em pó por mais de R$ 30. "Eu achei legal a denúncia, até porque estão vendendo esse leite por até R$ 35. Isso é um absurdo [...] Não sou contra a venda, sou contra a falta de empatia", escreveu uma pessoa.

Uma participante declarou que "os governantes ficam só esperando uma denúncia dessas [a matéria do UOL] para ter um motivo de cortar o leite."

Mesmo depois da publicação da reportagem, as mensagens de venda e de interessados em compra seguem sendo publicadas.

Integrante de grupo que vende leite em pó distribuído pela Prefeitura de São Paulo compartilha matéria do UOL - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Integrante de grupo compartilha print de matéria do UOL e alerta usuários
Imagem: Reprodução/Facebook

Qual é o posicionamento da prefeitura? Em nota, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, afirma que o "comércio de produtos do programa Leve Leite é ilegal."

"O leite é distribuído exclusivamente para bebês e crianças em situação de vulnerabilidade ou que se encaixam em outros critérios do programa. As denúncias acerca de comercialização, assim que recebidas, são encaminhadas para investigação policial."

A prefeitura não esclareceu, no entanto, se o caso das vendas irregulares no Facebook foi levado à polícia.

A assessoria de imprensa da Secretaria da Educação declarou à reportagem que nenhum beneficiário do Leve Leite foi excluído do programa até o momento.

O Facebook foi questionado sobre a venda irregular. O UOL perguntou se a empresa sabia da existência desses grupos, se eles são monitorados e quais providências seriam tomadas. Também contestou se foi a companhia que retirou o grupo do ar. A empresa disse que não iria comentar o caso.