PUBLICIDADE
IPCA
-0,68 Jul.2022
Topo

José Roberto de Toledo e Graciliano Rocha são os novos colunistas do UOL

José Roberto de Toledo  (esq.) e Graciliano Rocha (dir.) vão estrear colunas a partir de segunda (1º) - Arquivo pessoal
José Roberto de Toledo (esq.) e Graciliano Rocha (dir.) vão estrear colunas a partir de segunda (1º) Imagem: Arquivo pessoal

Do UOL, em São Paulo

01/08/2022 04h00

Os jornalistas José Roberto de Toledo e Graciliano Rocha passam a integrar a equipe de colunistas do UOL a partir desta segunda-feira (1º).

Antes editor-executivo da revista Piauí, Toledo foi um dos responsáveis por introduzir as técnicas de jornalismo de dados no Brasil, além de ter sido colunista de política na Folha de S.Paulo e em O Estado de S. Paulo e comentarista em canais de televisão. Já Graciliano Rocha cobriu a operação Lava Jato e foi correspondente internacional em Paris pela Folha. Também trabalhou como editor da Bloomberg Línea e do BuzzFeed News.

Toledo, que é um dos fundadores da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), vai escrever, nos próximos meses, sobre a eleição do ponto de vista da opinião pública. "Vou interpretar os humores do eleitorado e as artimanhas dos candidatos a partir das sondagens eleitorais, de pesquisas qualitativas e do monitoramento das redes sociais."

Ao ler os textos, os leitores podem esperar análises de um jornalista que acompanhou de perto o processo eleitoral no país nos últimos anos. "Compartilharei o que errei, acertei e aprendi cobrindo 15 eleições no Brasil."

A ideia é "traduzir" os números e dados. "Parto de análises estatísticas, mas me comprometo a poupar o eventual leitor da numeralha. Menos algarismos, mais histórias", afirma Toledo.

Se, ao fazer isso, eu conseguir capturar a atenção de uma parcela dos muitíssimos leitores do UOL, ficarei muito satisfeito. Espero que a satisfação seja recíproca.

Formado em jornalismo pela ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), José Roberto de Toledo foi editor da coluna Painel, da Folha, entre 1991 e 1996. Depois, foi repórter especial no mesmo veículo até 2000. Foi comentarista de política na TV Cultura e RedeTV!, e criou o Estadão Dados em 2011.

Finanças, negócios e política

Já o conteúdo da coluna de Graciliano Rocha será ligação entre as finanças, os negócios e a política. O objetivo é analisar e entender o capitalismo brasileiro e seu momento atual.

"A coluna pretende dissecar, com informações exclusivas, o que está acontecendo no capitalismo brasileiro, o que pensam e o que fazem as pessoas que movem os mercados e as grandes disputas em curso. E tudo escrito em linguagem de gente, não nos jargões fechados do mundo financeiro", explica.

O UOL é a plataforma ideal para levar informação relevante ao maior número de pessoas, dada a enorme força do veículo na internet brasileira e nos hábitos de consumo de milhões de brasileiros e brasileiras diariamente"

Graciliano Rocha é formado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Foi um dos vencedores do Prêmio Petrobras de Jornalismo em 2018 e é autor do livro "Irmã Dulce, a Santa dos Pobres" (Planeta).