IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empreendedorismo é a saída para gerar emprego e renda, diz fundador da XP

Guilherme Benchimol, durante evento Expert XP, em São Paulo - Mariana Pekin
Guilherme Benchimol, durante evento Expert XP, em São Paulo Imagem: Mariana Pekin

Giuliana Saringer

Do UOL, em São Paulo

03/08/2022 14h10Atualizada em 03/08/2022 20h12

O fundador e presidente do conselho de administração da XP, Guilherme Benchimol, afirmou que o caminho para gerar mais renda e emprego no Brasil é com o aumento no número de empreendedores. Benchimol participa do Expert XP, evento organizado pelo grupo XP que acontece hoje e amanhã no São Paulo Expo, centro de eventos em São Paulo.

"São 23 milhões de empreendedores no Brasil, que empregam 50 milhões de brasileiros. Se queremos gerar emprego e renda, não tem outro jeito, é construindo mais empreendedores. Eles vão competir entre eles, gerar deflação, inovação, arrecadação de impostos e, com isso, o país fica melhor", afirma Benchimol.

Para ele, os brasileiros não podem ser "vitimistas".

"Temos muitas mazelas no Brasil, mas não podemos ser vitimistas. Temos que ser excelentes [para buscar transformação]", afirma.

Funcionários podem trabalhar de qualquer lugar

Thiago Maffra, CEO da XP, afirma que hoje a empresa atua com o modelo "anywhere office", o que significa que os profissionais da empresa podem trabalhar de qualquer lugar.

"Metade dos 6.500 funcionários da XP não mora mais no estado de São Paulo, está espalhada pelo Brasil. Assim, temos acesso a uma mão de obra cada mais vez mais qualificada que não está no eixo Sudeste", afirma.

A Expert XP acontece anualmente desde 2011. Neste ano, o evento acontece no São Paulo Expo, em São Paulo, depois de duas edições virtuais devido à pandemia. A expectativa do evento é receber 15 mil pessoas por dia.