IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Häagen-Dazs recolhe sorvetes por suspeita de substância que pode ser tóxica

Lotes de sorvetes e picolés da Häagen-Dazs serão recolhidos por suspeita de substância com potencial tóxico - Divulgação/Häagen Dazs
Lotes de sorvetes e picolés da Häagen-Dazs serão recolhidos por suspeita de substância com potencial tóxico Imagem: Divulgação/Häagen Dazs

Do UOL, em São Paulo

18/08/2022 07h43Atualizada em 18/08/2022 10h55

A empresa General Mills Brasil Alimentos, dona da Häagen-Dazs, vai recolher sorvetes e picolés da marca por suspeita de substância tóxica. A informação foi confirmada ontem pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Serão recolhidos lotes que tenham validade entre 16/5/2023 e 29/6/2023 (veja os produtos abaixo).

A medida foi tomada após a identificação da substância 2-cloroetanol, presente no ingrediente que dá o sabor/aroma de baunilha, segundo nota divulgada pela Anvisa.

A agência ressalta que não há evidências de que a substância seja carcinogênico ou mutagênico, mas o 2-cloroetanol tem potencial tóxico e pode causar alterações no material genético.

Procurado pelo UOL, a General Mills, responsável pela marca Häagen-Dazs, diz que a medida é preventiva e voluntária. "Tendo em vista que os potenciais riscos à saúde relacionados ao 2-cloroetanol ainda são inconclusivos, a empresa decidiu recolher voluntariamente tais produtos do mercado".

A marca não utiliza 2CE em nenhum processo de fabricação e testa seus produtos regularmente de acordo com legislações de cada mercado. Neste caso específico, traços de 2CE foram encontrados a partir de um ingrediente específico e as devidas ações para que o incidente não ocorra novamente já foram tomadas.
General Mills em nota enviada ao UOL sobre o recolhimento de produtos

Os produtos a serem recolhidos em todo o mundo são:

  • Pote de sorvete Häagen-Dazs Belgian Chocolate -- sorvete de chocolate com pedaços de chocolate (473 mL);
  • Copinho de sorvete Häagen-Dazs Macadamia Nut Brittle -- sorvete sabor baunilha com macadâmia crocante (100 mL);
  • Pote de sorvete Häagen-Dazs Macadamia Nut Brittle -- sorvete sabor baunilha com macadâmia crocante (473 mL);
  • Picolé Häagen-Dazs Vanilla Caramel Almond -- sorvete sabor baunilha com calda de caramelo salgado e cobertura de chocolate ao leite com amêndoas 70 g (80 mL);
  • Picolé Häagen-Dazs Cookies & Cream -- sorvete sabor baunilha com pedaços de biscoito 70 g (80 mL).

A medida anunciada pela General Mills é resultado de uma investigação que começou em julho de 2022. Na época, a apuração identificou a substância em outro lote, com validade entre 7/7/2022 e 18/7/2023.

Segundo a empresa, a contaminação teve origem na reutilização do solvente usado na fabricação do aroma, não havendo relação com o uso de óxido de etileno na cadeia produtiva do aroma.

O que fazer se você comprou o produto

Segundo a Anvisa, consumidores que compraram sorvetes e picolés da Häagen-Dazs com as datas de validade citadas, não devem consumir o produto.

É preciso guardar a embalagem e entrar em contato com a General Mills por meio do telefone 0800-031-0707 ou do endereço eletrônico sac.haagendazs@genmills.com para esclarecimentos, troca ou reembolso.

Leia a nota completa da General Mills:

"A General Mills informa que, após realizar o recolhimento voluntário dos produtos da linha Häagen-Dazs Vanilla (pote com 473ml), está estendendo o recall voluntário para todos os produtos que passaram pela utilização do aroma de baunilha em determinados lotes, sendo eles, desde que possuam as seguintes datas de validade 16.05.2023 e 29.06.2023:

Häagen-Dazs Belgian Chocolate (473ml), Häagen-Dazs Macadamia Nut Brittle (473ml e 100ml), Häagen-Dazs Vanilla Caramel Almond (picolé) e Häagen-Dazs Cookies and cream (picolé).

A ação é preventiva visto que, após uma rigorosa investigação foi confirmada a presença de traços do 2CE (2-Cloroetanol) em algumas apresentações. Tendo em vista que os potenciais riscos à saúde relacionados ao 2-cloroetanol ainda são inconclusivos, a empresa decidiu recolher voluntariamente tais produtos do mercado.

A marca não utiliza 2CE em nenhum processo de fabricação e testa seus produtos regularmente de acordo com legislações de cada mercado. Neste caso específico, traços de 2CE foram encontrados a partir de um ingrediente específico e as devidas ações para que o incidente não ocorra novamente já foram tomadas.

Consumidores devem entrar em contato com o SAC da empresa pelo e-mail sachaagendazs@genmills.com ou pelo telefone 0800 031 0707."