Pode vender bebidas na eleição? Supermercados e lojas abrem? Veja regras
O primeiro turno das eleições é no domingo (2), e os brasileiros vão votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.
Será permitido vender bebidas alcoólicas e abrir o comércio? Veja quais são as regras determinadas.
Veja o que abre e fecha no domingo:
A princípio, a eleição não vai alterar as regras de funcionamento de estabelecimentos que geralmente abrem aos domingos —como mercados, shoppings e restaurantes, mas em alguns estados não será permitida a venda de bebidas alcoólicas. As mudanças nos horários de estabelecimentos podem ser determinadas pelos donos dos locais, já que não existe uma regra específica para isso.
A única exigência é que os patrões ofereçam condições para que os funcionários consigam votar caso precisem trabalhar no domingo de eleição.
Bares e restaurantes
De acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), não existe uma regra específica sobre o funcionamento dos estabelecimentos no dia da eleição.
Os bares e restaurantes podem decidir sobre seu horário de funcionamento. A Abrasel fez um levantamento que mostra em quais estados existem restrições de venda de bebida alcoólica durante a eleição.
Existem restrições no Amazonas, Pará, Paraná, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Roraima, Tocantins (algumas zonas eleitorais), Rio Grande do Norte, Rondônia, Amapá, Acre (algumas zonas eleitorais), Ceará e Alagoas.
Nos estados do Rio de Janeiro e Piauí ainda não há uma definição se haverá restrições ou não. Nos outros estados, a venda está liberada.
Lojas de rua
A ACSP (Associação Comercial de São Paulo) diz que não há orientação específica para os lojistas. A decisão sobre o horário de funcionamento fica a critério do estabelecimento.
Shoppings
A Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) diz que o funcionamento dos shoppings será normal no domingo. A única mudança é que os funcionários vão trabalhar em escala para que consigam votar.
No domingo, os shoppings costumam funcionar das 14h às 20h.
Supermercados
A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) afirma que os supermercados são livres para decidir sobre seu horário de funcionamento no domingo.
Transporte público
O Metrô de São Paulo diz que todas as linhas operadas funcionarão normalmente das 4h40 à meia-noite. O Metrô diz que as frotas programadas para atender os passageiros serão as mesmas utilizadas em um sábado e domingo comum e que trens reservas entrarão em operação se necessário.
Postos de combustível
A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) afirma que os postos de combustíveis são obrigados a funcionar no domingo das 6h às 20h.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.