IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Após privatização, Eletrobras terá plano de demissão voluntária em novembro

Wilson Ferreira Júnior, presidente da Eletrobras, quer reduzir custos e despesas da empresa - Ueslei Marcelino/Reuters
Wilson Ferreira Júnior, presidente da Eletrobras, quer reduzir custos e despesas da empresa Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters

Do UOL

30/09/2022 11h21

A Eletrobras deverá anunciar um PDV (Plano de Demissão Voluntária) em novembro. A informação foi dada por Wilson Ferreira Júnior, empossado em 19 de setembro. O plano é voltado a funcionários aposentados que estão na ativa e aqueles em condições de se aposentar.

A Eletrobras foi vendida pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) à iniciativa privada em junho deste ano. A desestatização trouxe uma debandada de renúncia de cargos de conselheiros da empresa do setor elétrico.

Em sua primeira coletiva de imprensa desde que assumiu o cargo, Ferreira Júnior afirmou na quinta-feira (29) que o plano de demissão voluntária está alinhado com o pilar de redução de custos e despesas. Ele disse que os detalhes já estão acertados com o sindicato da categoria. Cerca de dois mil funcionários devem ser impactados com decisão.

Em resposta ao UOL, a assessoria de imprensa da Eletrobras informou que ainda não há informações oficiais sobre o lançamento do plano de demissão.

O presidente da Eletrobras, que já presidiu a companhia entre 2016 e 2021, aponta que o PDV irá abrir espaço para que estagiários da empresa possam ingressar no quadro funcional, contribuindo para o "processo de modernização da Eletrobras".

Para preparar a empresa para a capitalização, o número de empregados baixou de 26 mil para 12 mil.

"A capitalização abre a oportunidade de novos negócios, novos horizontes, sem as amarras que tinha de empresa estatal, que nos impediam de atingir maiores excelências de produtividade, relacionadas às nossas operações de geração e transmissão, especialmente de retomar uma perspectiva de crescimento real da companhia", declarou Wilson Ferreira Júnior.

O presidente da Eletrobras também descartou a possibilidade de reestatização da empresa, assunto que já foi debatido pelos presidenciáveis Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT), independentemente de quem vença a eleição.

"No caso da Eletrobras, não tem sentido econômico para o governo reverter a capitalização", declarou

No segundo trimestre deste ano, a Eletrobras registrou lucro líquido de R$ 1,4 bilhão — 45% a menos do que no mesmo período de 2021, quando chegou a R$ 2,5 bilhões.

*Com informações da Agência Brasil