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Café dá opção de pagar R$ 13 ou R$ 22: 'Não é lacrar, é o que penso'

Placa do café La Croissanterie - Reprodução/Instagram
Placa do café La Croissanterie Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

18/10/2022 10h48

A placa de uma cafeteria em Porto Alegre ganhou repercussão nas redes sociais na última semana. Em meio aos debates para o segundo turno das eleições de 2022, o café criou o que chamou de "promoção da democracia" e colocou à venda um combo de café espresso e croissant em que o consumidor tinha a opção de pagar dois valores — R$ 13 ou R$ 22. Os números fazem referência aos candidatos que concorrem à Presidência do país.

"Croissant tradicional + Espresso — R$ 13 ou R$ 22? A escolha está nas suas mãos!", escreveu o estabelecimento em um quadro colocado na porta da cafeteria La Croissanterie, em Porto Alegre.

A placa ainda informa que a promoção é válida até o dia 30 deste mês — data das eleições de segundo turno, em que disputam o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), com o número 22, e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o 13.

A "promoção", na verdade, é mais um posicionamento do café, conforme explica o dono, André Motta. O café La Croissanterie já havia colocado placas com conotação política no passado.

"Essa placa foi a mais isenta de todas", diz Motta. Em 2019, uma mensagem do café criticava a indicação do filho do vice-presidente Hamilton Mourão para o cargo de gerente de marketing do Banco do Brasil. O texto dizia: "Aqui você não precisa ser filho do Mourão para ganhar uma promoção".

Em outra ocasião, também houve manifestação em homenagem à vereadora Marielle Franco, do PSOL, assassinada em março de 2018 no Rio. A placa trazia escrito Rua Marielle Franco, em referência à que foi depredada pelos deputados estadual Rodrigo Amorim e federal Daniel Silveira.

"As pessoas querem saber as ideias das empresas, o que pensam, como elas agem e quais os direcionamentos", disse Motta. Ele não concorda com a máxima de "quem lacra não lucra".

"A grande questão não é lacrar, mas mostrar o que eu penso."

Por causa dos posicionamentos, Motta diz que os clientes e seguidores das páginas do café nas redes sociais já estão alinhados com o pensamento da empresa.

A última mensagem, com a "promoção da democracia" foi publicada no Instagram da empresa, mas acabou repercutindo também em outras redes sociais, com mensagens de apoio e críticas.

"O 'barato' que sai caro", comentou uma pessoa na publicação no Instagram. "Se escolher R$ 13 vem o pão com mortadela também??? hahahaha viva democracia 22", ironizou outro.

"Pago TREZEEE. Não vejo a hora do Brasil ser feliz de novo!!!!", escreveu um dos apoiadores da mensagem. "Isso que é entender as necessidades do povo brasileiro!", comentou outro seguidor da página.