IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Rivais, Adidas contrata diretor-presidente da Puma para comandar empresa

Bjørn Gulden estava na Puma desde 2013 e assumirá o comando da Adidas em janeiro - Reprodução/Instagram
Bjørn Gulden estava na Puma desde 2013 e assumirá o comando da Adidas em janeiro Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

08/11/2022 12h33Atualizada em 08/11/2022 12h33

A Adidas contratou Bjørn Gulden para ser diretor-presidente da empresa. Ele estava na rival Puma desde 2013. Segundo a agência de notícias Reuters, Gulden assumirá o cargo a partir de 1º de janeiro, após o atual presidente-executivo, Kasper Rorsted, chegar a um acordo com o conselho de supervisão e sair da empresa no próximo dia 11.

Enquanto Gulden não assume, o diretor-financeiro Harm Ohlmeyer irá liderar a empresa até 31 de dezembro, após meses de procura pelo sucessor de Rorsted. Para substituir Gulden, a Puma nomeou Arne Freundt como líder imediato da empresa.

Mais do que concorrentes: rivais. No início da década de 1920, na Alemanha, os irmãos Adi e Rudolf Dassler inovaram ao criar uma fábrica de calçados destinados ao atletismo. Adolf Dassler (conhecido por Adi) começou a produzir os calçados na cozinha da casa de sua mãe, na Baviera, e o irmão Rudolf juntou-se a ele na empreitada.

Eles criaram a Dassler Brothers Sports Shoe Company (Fábrica de Sapatos Irmãos Dassler, em tradução livre). Adolf ficava com a produção e desenvolvimento dos calçados, enquanto o irmão era responsável pelas vendas.

Eles desenvolveram itens específicos para corredores, diferentes do que havia então à disposição, e revolucionaram a manufatura dos calçados utilizados em corridas.

Jesse Owens. Em 1936, a empresa começou a crescer depois que os irmãos, filiados ao partido nazista, conseguiram convencer o atleta afro-americano Jesse Owens a usar os tênis da marca nas Olimpíadas.

Depois das vitórias de Owens, a empresa passou a faturar mais. E esse teria provocado o desentendimento entre irmãos.

Rudolf convocado à guerra. Durante o conflito envolvendo a Alemanha, a briga entre os dois continuou escalando. Para piorar a relação entre os irmãos, Rudolf foi convocado para a guerra, mas Adolf não. Rudi não gostou e supôs que Adi e a esposa teriam usado contatos políticos para que isso acontecesse.

Um longe do outro. Em 1948, os irmãos decidiram dividir a companhia ao meio, e construíram fábricas em lados opostos da cidade de Herzogenaurach. As pessoas que trabalhavam nelas também se dividiram. Na época, a rivalidade familiar impactou as lojas, que só poderiam vender os sapatos de uma das marcas e os integrantes de uma mesma família poderiam trabalhar somente para uma das companhias.

Adi Dassler criou a Adidas (junção de seu apelido, Adi, com as iniciais do sobrenome, Das); Rudolf, a Ruda, mais tarde rebatizada Puma.

Ato de paz. Em 2009, um ato de paz simbólico foi celebrado para atenuar a rivalidade local, com uma partida de futebol e aperto de mãos entre funcionários das empresas, segundo a BBC.