IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pilotos e comissários recusam proposta e mantêm paralisação em aeroportos

Movimentação de passageiros no saguão do Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira - Paulo Carneiro/Photopress/Estadão Conteúdo
Movimentação de passageiros no saguão do Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira Imagem: Paulo Carneiro/Photopress/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

23/12/2022 00h45Atualizada em 23/12/2022 07h45

Os aeronautas —pilotos e comissários de voo— recusaram a proposta feita pelo sindicato patronal de reajuste de categoria. Com isso, mantêm a paralisação, iniciada na segunda-feira (19).

Nesta quinta, quarto dia de paralisação, foram registrados atrasos e cancelamentos de voos em nove aeroportos pelo país.

O TST (Tribunal Superior do Trabalho) mediou nesta quinta uma proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho entre o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) e SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias).

  • As companhias ofereceram 100% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) nos salários fixos e variáveis e mais 1% de aumento real.
  • O mesmo aumento também valeria para diárias nacionais, o piso salarial, seguro, multa por descumprimento da Convenção e vale-alimentação.
  • Para o teto de recebimento, reajuste de 100% do INPC (5,97%), menos 2,74%.
  • Renovação na íntegra das demais cláusulas sociais sem alterações.
  • Os reajustes propostos não têm efeito sobre as diárias internacionais, que são pagos em dólar, euro ou libra.

Os aeronautas pedem reposição da inflação acumulada pelo INPC e aumento real de 5%. A primeira proposta das empresas aéreas previa aumento real de 0,5%.

Greve continua

De acordo com o sindicato, nesta sexta haverá nova paralisação em aeroportos do país. A categoria vai definir ao longo do dia os próximos rumos do movimento.

Como foi o quarto dia de greve

A paralisação atingiu, como tem acontecido desde o primeiro dia, nove aeroportos, das 6h às 8h.

Como verificar voos atrasados?