IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brasileiro consome 1,8 kg de salgadinho por ano, e é pouco, diz Pepsico

Do UOL, em São Paulo

27/02/2023 14h40

O brasileiro está comendo mais salgadinhos, mas ainda é pouco se comparado a outros países da América Latina, e há espaço para ampliar esse consumo no país. É o que diz em entrevista ao UOL Líderes Alexandre Carreteiro, presidente da Pepsico Brasil Alimentos, dona de marcas como Pepsi, Toddy, Ruffles, Lays, Doritos, Fofura e aveia Quaker.

Ele também falou sobre:

  • O investimento de R$ 1,2 bilhão da Pepsico no Brasil em 2023.
  • A redução do sal e do açúcar nos produtos.
  • O aumento do consumo de snacks após a pandemia.
  • A relevância dos salgadinhos na receita da Pepsico no Brasil.

Ouça a íntegra da entrevista no podcast UOL Líderes. Você também pode assistir à entrevista em vídeo no canal do UOL no YouTube. Veja a seguir destaques da entrevista:

Salgadinho cresce com churrasco, Netflix e games

A categoria de salgadinhos vem crescendo 18%. A pandemia ajudou. As pessoas estão consumindo mais em casa. Nossos produtos passaram a ser consumidos junto com o churrasco, Netflix e games. O consumo per capita no Brasil é dos menores da América Latina. No Nordeste é menos de 1 kg por pessoa por ano. No México, estamos em 4,5 kg. No Brasil a média é 1,8 kg, então ainda tem muito por crescer.

Redução do sal e do açúcar nos produtos

Estamos já há mais de 20 anos reduzindo sal, açúcar, tornando nosso portfólio de produtos cada vez melhor. Na marca Cheetos, reduzimos mais de 60% o sal, o mesmo em Lays. 90% do nosso portfólio não vai ter selo com a nova legislação dos rótulos. Temos um perfil nutricional de sal e sódio muito melhor do que recomenda a OMS, não temos gordura trans, o perfil nutricional dos nossos produtos é cada vez melhor.

Investimento de R$ 1,2 bilhão no Brasil

Em 2023, festejamos 70 anos no Brasil e vamos investir R$ 1,2 bilhão. É nosso recorde histórico de investimento, o dobro da média dos últimos dois anos. Temos nove fábricas no Brasil e todas irão receber investimento. Em tecnologia, automação, conexão com o consumidor. Vamos também investir no nosso centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, que tem mais de cem cientistas.

Prazeres diários X compras de bens

Temos duas tendências. As pessoas hoje estão se dando prazeres diários e estão atrasando compras de bem duráveis. Então a gente vê muito de indulgência, de um lado. Do outro tem saudabilidade. Um exemplo em saudabilidade são as popcorns, um produto que lançamos em São Paulo que não é nem frito nem assado, é uma nova tecnologia. A nossa batata, Lays ou Ruffles, tem só três ingredientes: batata, óleo e sal. A gente vem comunicando essa naturalidade, mas também inovando em sabores.

Bebidas são só 10% das vendas no Brasil

Em nível global temos salgadinhos com 55% [da receita] e bebidas com 45%, Na América Latina, salgadinhos — alimentos em geral — é 90% [da receita da Pepsico], e bebida, 10%. No Brasil é essa mesma proporção. O Brasil é um dos 10 maiores mercados do mundo para nós, e vem se destacando. A América Latina cresceu 22%, o Brasil cresceu acima.

Quem é Alexandre Othenio Carreteiro

Idade:47 anos
Local de nascimento: Rio de Janeiro
Família: Casado, 5 filhos
Hobbies: Jogar tênis. Ficou entre os 15 melhores jogadores juvenis do Brasil e jogou pela liga universitária com bolsa integral pela Temple University
Time de futebol: Vasco
Nome oficial do cargo atual na empresa: Presidente da Pepsico Brasil Alimentos
Primeiro emprego e cargo: Analista de fusões e aquisições nos EUA
Cargos de destaque na carreira: Vice-presidente da Nestlé na América do Norte e CEO da Nestlé no Caribe
Regiões em que morou: Brasil, Caribe, Europa, Ásia e América do Norte
Graduação e pós: Formado em Administração de Empresas pela Temple University, Filadélfia/EUA; MBA Executivo pelo IESE Business School, Espanha; Programa de Desenvolvimento Executivo no IMD, Suíça; Mestrado em Finanças pela Université Paris IX, França
Projetos pessoais, sociais, entidades de que participa: Amcham (Câmara Americana de Comércio) e Gastromotiva, entidade que oferece formação na área da gastronomia
Um livro: "Built to Last: Successful Habits of Visionary Companies", de Jim Collins e Jerry I. Porras (livro sem edição em português)
Um filme: "Sociedade dos Poetas Mortos", do diretor Peter Weir

A Pepsico é assim

Ano e local de fundação: Fundada em 1898 nos Estados Unidos pelo farmacêutico americano Caleb Bradham, criador da fórmula da Pepsi-Cola. Está no Brasil desde 1953
Países onde atua: Mais de 200 países
Número de funcionários diretos: 11 mil funcionários no Brasil
Número de empregos indiretos gerados: 44 mil no Brasil
Receita líquida global:
US$ 70,4 bilhões em 2020
US$ 79,5 bilhões em 2021
US$ 86,4 bilhões em 2022
Lucro líquido global:
US$ 7,1 bilhões em 2020
US$ 7,6 bilhões em 2021
US$ 8,9 bilhões em 2022