Gleisi: Campos Neto tem que pedir para sair: 'Nada a ver com o projeto'
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tem que pedir demissão ou ser demitido.
Ele tinha que pedir para sair do Banco Central. Ele não tem nada a ver com esse projeto que ganhou nas urnas. Se ele quer um reposicionamento, ele acena que vai baixar a taxa de juro. É o que ele pode fazer de melhor para esse país.
Presidente do PT, Gleisi Hoffmann, em entrevista ao colunista Guilherme Amado, do Metrópoles
Gleisi também criticou a postura conciliadora adotada por Campos Neto nas últimas semanas. Antes, o governo Lula (PT) e o presidente do BC estavam em conflito público por causa da taxa de juros, em 13,75%.
"Não precisamos de um presidente do Banco Central que faça política. Nós precisamos de um presidente do Banco Central que dê resultados. Então, se ele quer dar resultado, é baixando a taxa de juros. E aí não é para agradar o governo, não, é pelo país, é pelo povo brasileiro, é pelo emprego que a gente tem que gerar e pelo desenvolvimento."
Campos Neto só pode ser demitido com aval do Senado. A lei de autonomia do Banco Central determina mandato de quatro anos ao presidente do BC, sob argumento de blindá-lo de eventuais interferências políticas. Seu mandato vai até o final de 2024.
Lula x BC
Em entrevista à CNN Brasil divulgada ontem, Lula afirmou que não pretende interferir no mandato do presidente do Banco Central, mas cobrou da autoridade monetária que controle a inflação e estimule o crescimento e a criação de emprego.
A única coisa que eu quero é que ele cumpra aquilo que está na lei que aprovou a independência do Banco Central. Ele tem que cuidar da inflação, ele tem que cuidar do crescimento, tem que cuidar do emprego Lula sobre Campos Neto
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.