IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Homem diz ter achado 'massa escura' em molho de tomate da Fugini; veja

Marca Fungini teve produtos suspensos pela Anvisa por falta de higiene - Reprodução
Marca Fungini teve produtos suspensos pela Anvisa por falta de higiene Imagem: Reprodução

Camila Corsini

Do UOL, em São Paulo

31/03/2023 04h00

O gerente Toni Rogers Ramos, 48 anos, de Cruz Alta (RS), era consumidor dos produtos Fugini e tinha a marca como referência. Há algumas semanas, porém, ao comprar um molho de tomate, ele teve uma surpresa desagradável. A empresa é a mesma que teve produtos suspensos pela Anvisa nesta semana.

O que aconteceu?

Ele diz que comprou o molho para usar no mesmo dia. A marca comercializa molho de tomate, conservas vegetais, maionese, mostarda e ketchup, entre outros.

Quando abriu a embalagem, havia alguma coisa que não conseguiu identificar. Segundo ele, era uma massa escura.

Empresa descarta problema na produção

Ramos entrou em contato com a empresa por email. A Fungini lamentou o ocorrido e afirmou que a situação seria avaliada.

A empresa não viu problemas. A resposta é que a foto, a data de validade e o número de lote enviados por Ramos foram encaminhadas para a área de qualidade e "não houve constatação de não conformidades" do lote como um todo.

Embalagem comprada tinha uma "massa escura" dentro, segundo consumidor - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Embalagem de molho de tomate tinha uma "massa escura" dentro, diz consumidor
Imagem: Arquivo Pessoal

Microfuro pode ter causado problema no mercado, diz empresa. A justificativa dada ao cliente foi que a embalagem pode ter sido furada nos pontos de distribuição, de maneira "imperceptível a olho nu".

Ainda segundo a marca, pode ter acontecido uma "contaminação do produto pelo ar do meio ambiente e, consequentemente, o surgimento de bolor". Eles também ressaltam a possibilidade de contaminação por período incorreto na geladeira —quando a embalagem é aberta e consumida parcialmente, o que o cliente diz não ser o caso.

Ramos não acredita que a massa escura seja bolor. E levanta outra questão: "Se o microfuro pode causar vazamento de ar, a embalagem estaria murcha. E ela estava aparentemente íntegra."

Nesta semana, a Anvisa suspendeu fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os produtos que estão no estoque da empresa. Foram encontradas "falhas graves" de higiene e controle de qualidade, segundo a Anvisa.

A reportagem do UOL entrou em contato com a Fugini. Até a publicação deste texto, não teve resposta.