Governo debate meta de inflação, e 'ninguém é dono da verdade', diz Haddad
Ninguém é dono da verdade na discussão sobre a meta da inflação, disse o ministro Fernando Haddad (Fazenda), em evento do Bradesco sobre investimentos, com autoridades do governo e executivos do mercado.
O que aconteceu
A meta da inflação está sendo discutida pelo governo. Haddad disse que o governo está acompanhando o debate sobre a meta com "muita humildade".
A Fazenda está criando condições para ter uma relação de harmonia com o BC. Haddad afirma que busca construir uma relação de "confiança e parceria" com o BC.
Estão sendo ouvidos técnicos do BC e economistas. Haddad diz que não quer antecipar uma discussão que deve acontecer apenas no meio do ano, quando será definida a meta de inflação de 2026.
O que Haddad falou
Sei dos ruídos, leio os jornais, sei que as coisas vão se encaminhando. Estamos criando as condições para que essa harmonia [com o Banco Central] se estabeleça de uma vez por todas
Fernando Haddad
A sensação que eu tenho é que ninguém aqui se coloca como dono da verdade. Estamos aprendendo com quem está estudando o assunto, e quando formos decidir a meta [da inflação] dos anos subsequentes, vamos levar em consideração as opiniões.
Fernando Haddad
Você pode ter certeza que a decisão que vai ser tomada será com consciência da importância desse tema para que as pessoas tenham clareza dos compromissos do governo e do Banco Central no combate à inflação. Disso não vamos abrir mão.
Fernando Haddad
Eu tenho lido coisas muito interessantes entre os macroeconomistas que acompanham o que está acontecendo no mundo. Estamos ouvindo também técnicos do Banco Central. Não queremos antecipar isso, a não ser na reunião em que será discutida e decidida [a meta da inflação].
Fernando Haddad
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.