Galípolo: Lula tem autonomia e autoridade para questionar BC sobre juros
Para o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, o presidente Lula (PT) tem autonomia e autoridade para questionar o BC (Banco Central) sobre taxa de juros.
Ele é o único de todos nós que teve os 60 milhões de votos. Então, ele tem legitimidade, além de experiência, para saber o que está falando. Com certeza o presidente tem toda autonomia e autoridade. E acho que o BC deve seguir analisando os indicadores que analisa para determinar qual taxa de juros deve colocar e considerar quais são os impactos na economia Galípolo, ao UOL Entrevista
O presidente do BC, Roberto Campos Neto, e o presidente Lula protagonizam um conflito público por causa das altas taxas de juros. Em fevereiro, o presidente chegou a dizer que a instituição é autônoma, mas não independente.
Galípolo: arcabouço fiscal pode derrubar juros
Durante a entrevista, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda também disse que o arcabouço fiscal apresentado pelo governo pode levar o BC a derrubar a taxa de juros.
Desde que o arcabouço fiscal foi anunciado, o real se valorizou para outro patamar e também os juros longos vem caindo a cada dia. A gente entende que esses dois sinais permitem um ambiente mais propício para que o BC possa vir a reduzir os juros Galípolo, ao UOL Entrevista
No mês passado, o governo Lula apresentou o projeto que altera as regras para o controle das contas públicas e do endividamento do governo, e está sendo chamada de nova regra fiscal e também "arcabouço" ou "âncora" fiscal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.