IPCA
0,42 Mar.2024
Topo

Galípolo: Lula tem autonomia e autoridade para questionar BC sobre juros

Colaboração para o UOL, em Salvador

06/04/2023 12h21Atualizada em 06/04/2023 12h38

Para o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, o presidente Lula (PT) tem autonomia e autoridade para questionar o BC (Banco Central) sobre taxa de juros.

Ele é o único de todos nós que teve os 60 milhões de votos. Então, ele tem legitimidade, além de experiência, para saber o que está falando. Com certeza o presidente tem toda autonomia e autoridade. E acho que o BC deve seguir analisando os indicadores que analisa para determinar qual taxa de juros deve colocar e considerar quais são os impactos na economia Galípolo, ao UOL Entrevista

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, e o presidente Lula protagonizam um conflito público por causa das altas taxas de juros. Em fevereiro, o presidente chegou a dizer que a instituição é autônoma, mas não independente.

Galípolo: arcabouço fiscal pode derrubar juros

Durante a entrevista, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda também disse que o arcabouço fiscal apresentado pelo governo pode levar o BC a derrubar a taxa de juros.

Desde que o arcabouço fiscal foi anunciado, o real se valorizou para outro patamar e também os juros longos vem caindo a cada dia. A gente entende que esses dois sinais permitem um ambiente mais propício para que o BC possa vir a reduzir os juros Galípolo, ao UOL Entrevista

No mês passado, o governo Lula apresentou o projeto que altera as regras para o controle das contas públicas e do endividamento do governo, e está sendo chamada de nova regra fiscal e também "arcabouço" ou "âncora" fiscal.

Confira o UOL Entrevista desta quinta-feira (6) na íntegra: