Lula sanciona lei que amplia de 4 para 6 anos prazo para pagar Pronampe
O presidente Lula (PT) sancionou hoje a lei que amplia de 4 para 6 anos o pagamento de empréstimos do Pronampe, programa de apoio a micro e pequenas empresas. A prorrogação já valia desde outubro de 2022, por meio de medida provisória.
O que aconteceu?
Lei cria carência de 12 meses para o início do pagamento das parcelas do financiamento. Segue mantido o teto de juros anuais de 6% mais a Selic. Atualmente, os juros básicos da economia estão em 13,75% ao ano. Com isso, a taxa máxima via Pronampe é de cerca de 19,75% ao ano
Empréstimos desde 2021 também poderão ser renegociados.
Permanece o limite de contratação de até R$ 150 mil por CNPJ.
Regras já estão valendo desde o final de 2022, quando o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou uma medida provisória que permitiu a prorrogação. O projeto foi aprovado pelo Senado na semana passada. As medidas provisórias são editadas pela Presidência e têm força de lei por até quatro meses. Ao final desse prazo, elas devem ser aprovadas pelo Congresso e transformadas em lei, ou perdem efeito.
O que é o Pronampe?
Criado em 2020 durante a pandemia de covid-19, programa permite empréstimos de até 30% do faturamento anual das empresas.
Contratação é mais rápida que a das linhas tradicionais, segundo o governo, já que eventuais inadimplências são cobertas pelo FGO (Fundo de Garantia de Operações), gerido pelo Banco do Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.