IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

De bois a joias: live shopping fazia sucesso antes dos R$ 22 mi de Virgínia

Antes de Virgínia, Ciro Bottini vendeu muito no Shoptime - Divulgação
Antes de Virgínia, Ciro Bottini vendeu muito no Shoptime Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

27/04/2023 04h00

Virgínia Fonseca disse ter faturado mais de R$ 22 milhões durante uma live de 13 horas para a WePink, sua marca de cosméticos, no último dia 16. O que a influenciadora digital fez existe no mercado há alguns anos: é o live shopping.

Desde os anos 90, nomes como Shoptime, Canal do Boi e Medalhão Persa fizeram sucesso com o modelo de vendas ao vivo.

Shoptime

Especializado na demonstração de produtos ao vivo, o Shoptime foi criado em 1995. A marca, que é considerada o maior canal de home shopping da América Latina, vende eletrodomésticos, itens de cama, mesa e banho, entre outros.

Famosos na apresentação. Nomes como Ciro Bottini, Carlos Takeshi, Monique Evans, Roberta Close, Rodolfo Bottino, Marcos Veras e outros já passaram pelo canal de vendas —que ainda existe e está no ar 24 horas por dia. Além da TV, também existe site e aplicativo.

Em 2005, o Shoptime foi comprado pelo grupo controlador das Lojas Americanas, por R$ 126,7 milhões.

Canal do Boi

Também em 1995, foi criado o Canal do Boi. Com a programação especializada em temas relacionados ao agronegócio, ele televisiona leilões de bois, cavalos e cabras. Pode ser visto por meio de parabólica ou TV a cabo.

Com sede em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, o canal faz parte da rede Sistema Brasileiro do Agronegócio. O grupo também é detentor de outros três canais: Conexão BR, Novo Canale e Agro Canal.

Medalhão Persa

Criada pelo iraniano Masoud Jafari em 1997, o Medalhão Persa é especializado na venda de joias — mas também comercializa tapetes e artigos de decoração. Atualmente, além da televisão, também usa a internet como canal de vendas.

Os programas são transmitidos na TV Aparecida, entre o final da noite e a madrugada.